terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Animação de Natal no Mercado Municipal


No dia 15 de dezembro de 2011, o 3º ano da EB1 nº 4, turma da prof. Francisca, foi dar uma espreitadela à animação de Natal que decorria nesse dia no Mercado Municipal de Loulé.
Um trio de músicos envolvia com belas canções de Natal que andava às compras e, por momentos, parava para apreciar as melodias desta quadra natalícia.
Podemos conversar sobre os instrumentos musicais que cada um tocava e como é a vida de músico.
A seguir fomos convidados a cantar ao mesmo tempo que eles tocavam. Afinamos as vozes e lá fomos cantando: “É Natal”, “Jingle Bells”, “Merry Christmas”… entre outras.
Na realidade a nossa atuação foi tão boa que toda a gente aplaudiu entusiasmada. E entusiasmados ficamos nós que queríamos tanto ter ficado a cantar … o almoço esperava-nos!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Concurso "Cartões de Natal Ecológicos - 2011"




Com muita imaginação e criatividade, os alunos da EB 1 nº4 apresentaram na BE os seus cartões de Natal, elaborados com diversos materiais reutilizados.

Foram vencedores deste concurso os trabalhos dos seguintes alunos:




Escalão B


- Jonas Quereles - 1º A
- João Júnior - 2º B
- Raquel Cavaco - 1º B


Escalão C -


-Diogo Serafim - 4º A


- Margarida Clara - 3º B


- Maria Inês - 4ºA

Estrelas de Natal Ecológicas 2011

Com a colaboração dos pais e encarregados de educação, os alunos da EB 1 nº4 criaram lindas estrelas, usando materiais reutilizados.

A escola enfeitou-se de cores e brilhos suspensos pelos espaços.

O ambiente agradeceu!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tradições de Natal em Loulé

"O presépio das figuras"

Sabes como se constrói um presépio?
Os alunos do 4ºA vão dar-te umas dicas. Ora vê!

Natal no Mundo

Atividades - 14/12/2011

Hoje ouvimos uma história de França. De volta a Portugal aprendemos a fazer doce de ananás e as filhós da avozinha.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Natal no Mundo

Atividades - 13/12/2011

O Natal no Mundo - 13/12/11
Hoje viajámos mais além! Sentimos o Natal com temperaturas de Verão!
África do Sul e Venezuela foram os países representados neste cantinho tão agradável que é a nossa biblioteca.

Natal no Mundo

Atividades - 12/12/2011

Breves passagens pelo Algarve, Alentejo e Moldávia. Algumas tradições similares, outras diferemtes. Aprendemos muito... os alunos construiram presépios e estrelas de papel e entoaram cânticos de Natal.

Natal no Mundo

A BE nº 4 abriu as portas ao mundo. Convidámos encarregados de educação, familiares e amigos para partilharem connosco saberes, cabores e tradições de Natal dos seus locais de origem.
Agradecemos, desde já, a disponibilidade de todos quantos de inscreveram nesta atividade, conforme o programa que se segue.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Conto de Natal

"Natal nas Asas do Arco-Íris" é o conto de Natal em cartaz na BE Nº4, ao longo do mês de dezembro. Esta pequena história tem cativado a atenção de todas as crianças que ficam fascinadas com os poderes mágicos de Ariela e das suas amigas. Os trabalhos realizados na sequência desta atividade, tais como: a pintura, recorte, dobragem e montagem de fadas coloridas deu origem a um lindissimo painel exposto na BE.





Após a escolha de nomes próprios para cada uma delas, surgiram interessantes trabalhos de escrita de diálogos, dramatizações e criação de novas histórias.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Concurso Cartões de Natal Ecológicos 2011




O Natal está a chegar! À semelhança de anos anteriores, a Biblioteca Escolar promove mais uma edição do Concurso de "Cartões de Natal Ecológicos". Os cartões deverão ser feitos com materiais reutilizados como papéis de embrulho, embalagens, papéis de rebuçados e chocolates, fitas, fios, tecido, cortiça, ...
Os trabalhos a concurso devem ser feitos na sala de aula e o prazo para entrega termina no dia 13 de Dezembro. Para mais informações consulta o regulamento ou vai à tua Biblioteca escolar.



Regulamento

Queres recordar os Cartões finalistas do ano passado? Ora vê!








terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exposição - Carta coreográfica



No dia 18 de Novembro, a turma do 3º A foi ver a exposição “Uma Carta Coreográfica” no Cine-Teatro Louletano.
Esta exposição apresentada como uma , pretendia mostrar a força expressiva e transformadora que o corpo tem… Mostrou-nos como os simples gestos do dia à dia se transformam em dança e permitem que nos nossos pés “nasçam fábulas”!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Alerta à Comunidade - Dia Mundial do Não Fumador



Após a realização da experiência "A Garrafa Que Fuma", os alunos montaram um painel coletivo, na BE, sobre a temática e deslocaram-se pela cidade, a fim de distribuirem os panfletos pela população.




Dia Mundial do Não Fumador

No âmbito do Dia Mundial do Não Fumador, os alunos do 1º Ciclo do Centro Escolar Nº4 e da EB 1 de Areeiro passaram pela BE, onde visionaram Ppt´s sobre a temática e elaboraram panfletos de alerta à comunidade, sobre a problemática do tabaco.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Há bruxas à solta






Na primeira semana de Novembro, o Centro Escolar Nº4 festejou o Hallowen na Biblioteca Escolar. As turmas inscritas na Hora do Conto deliciaram-se com a história" Desculpa... por acaso és uma bruxa?", animada pela colaboradora da BE, Ana Isa Santos, que incorporou o papel de bruxa mestra, fazendo pinturas faciais e dando autógrafos aos alunos. Foi muito divertido!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mês Internacional das Bibliotecas escolares





No âmbito das comemorações do Mês Internacional das BEs, os alunos da EB1 nº4 participaram com entusiasmo e criatividade na elaboração de marcadores com frases alusivas à Biblioteca. De entre as frases foi escolhida a mais representativa para constar numa faixa comemorativa cuja elaboração envolve alunos de todos os níveis de ensino. A faixa, que está a ser decorada pelos alunos do 2ºciclo, será posteriormente exposta na Biblioteca Municipal a partir do dia 31 de Outubro.
A frase eleita, de entre as muitas apresentadas, foi a da Beatriz Lino, do 4ºB, EB1 de Vale de Rãs.



“A biblioteca é um mundo de histórias, sonhos, aprendizagem e diversão.”

Dia da Alimentação

O Centro Escolar EB1 nº4 celebrou esta data com um programa vasto e dinâmico que se prolongou por uma semana. No âmbito da Escola Activa e com a colaboração da BE, os alunos realizaram jogos, visionaram apresentações em ppt e histórias animadas sobre a temática. De entre as atividades realizadas destacamos a construção de um puzzle gigante sobre as regras da utilização do refeitório e a degustação de espetadas e salada de fruta.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Acordo Ortográfico - Desafio Semanal

A BE lançou um Desafio Semanal sobre a aplicação do Acordo Ortográfico. Todas as semana, à 2ªfeira, aparecerá no expositor à entrada da BE, um novo desafio. Escreves a resposta certa num papel e colocas numa caixa que se encontra no balcão de atendimento da BE. No final de cada semana, à 6ª feira poderás saber a solução e se tiveres respondido corretamente o teu nome aparecerá na lista. Participa!


No separador jogos, deste blogue, encontras um jogo sobre o acordo ortográfico. Divertido e educativo!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Actividades na BE 2011/2012

Cá estamos de volta para um ano letivo!

No mês de Setembro iniciámos as nossas actividades. Já passaram pela Biblioteca escolar várias turmas que realizaram atividades organizadas e muitos alunos em visita autónoma para fazer a requisição de livros, ouvir música, ver vídeos, fazer leituras, tpc, usar os computadores, ... De entre as actividades organizadas destacamos a apresentação da BE aos alunos do 1ºano, as apresentações sobre o Corpo Humano e o 5 de Outubro e a Hora do Conto. As escolas da periferia, 1ºciclo e pré-escolar, continuam a visitar-nos semanalmente para participar na Hora do Conto.



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares




Em Outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares por decisão da IASL. Este ano, o lema das comemorações é "Bibliotecas Escolares: Criar Leitores para toda a vida".Estas comemorações visam tornar as Bibliotecas Escolares mais conhecidas e motivar a comunidade educativa para a sua utilização.
Na nossa biblioteca escolar, à semelhança de anos anteriores, estamos a desenvolver um conjunto de actividades para assinalar a data, das quais destacamos:
- Sessões de Formação de Utilizadores "Vem descobrir a tua BE";
- Top Leitor 2010 (atribuição de Diploma);
- Elaboração e distribuição de marcadores de livros;
- Lançamento do Desafio "Uma imagem, muitas histórias";
- Participação nas comemorações organizadas pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares.
A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) decidiu que o dia 24, seria aquele em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Passatempo “Os Livros fazem-se de Sonhos...” - PNL







O passatempo “Os Livros fazem-se de Sonhos...” destina-se a todas as escolas de ensino básico, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade. Este passatempo dirige-se a todas as escolas e agrupamentos escolares de Portugal continental e ilhas.
Para participarem, as escolas juntamente com os alunos deverão escrever uma história baseada num sonho; esta não deverá ter mais de 1800 palavras.
As duas histórias mais criativas receberão os livros Civilização Editora que fazem parte da listagem do Plano Nacional de Leitura adicionada no ano de 2011.
A história deverá ser enviada para a Civilização Editora entre o dia 15 de Setembro e o dia 30 de Dezembro de 2011.
Todas as escolas participantes receberão um livro da Civilização Editora que faça parte da listagem do Plano Nacional de Leitura adicionada no ano de 2011.

Regulamento

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"Pequeno Grande C" - Concurso de Escrita criativa

O Pequeno Grande © é um projeto promovido em parceria pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e a Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido às escolas do 1º e do 2º ciclos do Ensino Básico, onde se leva a concurso um livro de autor, a realizar por jovens entre os 6 e os 12 anos de idade, no âmbito de uma turma escolar.
Procura-se premiar sobretudo a singularidade e a originalidade expressas numa criação coletiva pelos jovens autores. O livro de autor, ao qual desde logo chamamos OBRA, constitui um objeto único a concurso mas testa três atividades criativas distintas: a construção do livro propriamente dito, a criação de uma narrativa e a respetiva ilustração.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Regresso à escola!

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os professores, alunos, encarregados de educação e funcionários um excelente ano lectivo 2011/2012!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa de Finalistas na EB1 nº4

Na quarta-feira, último dia de aulas, realizou-se na EB1 nº4, a Festa de Finalistas. Houve teatro, música, dança, entrega das pastas e diplomas aos alunos do 4ºano de escolaridade e no final um lanche convívio entre alunos, professores, pais e outros familiares dos alunos. As turmas do 4ºano da manhã apresentaram uma representação teatral intitulada "Num reino muito distante..." que pretendia ilustrar e ao mesmo tempo brincar com diferentes situações que têm lugar todos os dias na nossas salas de aula. Através de pequenos schets, os alunos de forma muito divertida, mostraram como foram abordados temas como a Saúde Oral, o Ambiente, o Ciclo da água e outras actividades e projectos como a Semana da Leitura e a da Cor.


Teatro "Num reino muito distante" - 4ºA e 4ºC (turmas da prof. Mónica Henrique e Susana Neto)


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Festa de Finalistas 2011

No dia 22 de Junho, na EB1 nº4, realiza-se a Festa dos Alunos Finalistas do 4ºano. Para os alunos da manhã, será às 9h30 e para os da tarde às 16h45, na sala de Expressões.
Haverá entrega de "Diplomas" aos alunos que concluem o 4ºano e também outras surpresas que as turmas estão a preparar.




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Trabalhos de Pesquisa dos nossos alunos









A utilização do Guião de Pesquisa e uma maior "familiaridade e destreza" na utilização das TIC veio realmente melhorar bastante os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos. Os resultados notam-se sobretudo a nível do produto final mas também a nível de todo o processo. Temos vindo a divulgar alguns dos trabalhos produzidos e hoje deixamos aqui mais alguns, desta vez realizados pelo 4ºB da EB1 nº4, turma da professora Sandra Batista.









segunda-feira, 13 de junho de 2011

Actividades SeguraNet - EB 2,3 Padre Cabanita foi uma das vencedoras

Acaba de ser divulgada a lista de Escolas vencedoras das Actividades SeguraNet, realizadas em 2010/2011. Este ano, são noventa as escolas que atingiram a pontuação que, de acordo com o regulamento, lhes garante serem consideradas escolas vencedoras SeguraNet. O nosso agrupamento foi um dos premiados, no escalão das escolas com menos de 1000 alunos.
As Actividades SeguraNet, para o 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário envolveram, este ano, 295 escolas, 1857 professores, 33509 alunos e 1051 pais/encarregados de educação. Os alunos, apoiados por professores, distribuídos em equipas, responderam a questionários mensais, equipas de pais/encarregados de educação fizeram o mesmo trimestralmente. A pontuação obtida por uns e outros foi somada e reverteu a favor da respetiva escola/agrupamento. Algumas das escolas/agrupamentos somaram ainda pontos em virtude da sua participação no concurso de vídeo "É mais do que um jogo, é a tua vida".


terça-feira, 7 de junho de 2011

Apoio ao Desenvolvimento Curricular - Trabalhos de pesquisa

Ao longo do ano, no âmbito da área disciplinar de Estudo do Meio,os alunos, especialmente do 3º e 4º ano,realizaram trabalhos sobre diversos temas como Transportes, Meios de Comunicação, Ambiente, Actividades Económicas, Passado do Meio Local e outros temáticas do currículo. A Biblioteca Escolar e os seus recursos,tanto humanos como materiais, tem colaborado e apoiado alunos e docentes. A acção da BE desenvolve-se no âmbito do Apoio ao Desenvolvimento Curricular, um dos principais domínios em que o seu papel se deve fazer sentir.
Neste último período lectivo, podemos já observar uma evolução significativa a nível dos trabalhos realizados. Nota-se que as crianças realizam os seus trabalhos de pesquisa de uma forma mais orientada e isso deve-se em parte à utilização do Guião de Pesquisa, aconselhado pela BE e sobretudo ao trabalho que os docentes têm feito no sentido de desenvolver a competências ligadas às literacias digitais e da informação . Pensamos que o facto de as crianças terem mais apoio e formação a nível da utilização das TIC, nomeadamente com a utilização do computador Magalhães na sala de aula, também tem contribuido. A apresentação dos trabalhos, em alguns casos, já é feita em Powerpoint ou Photostory e não apenas com cartazes ou álbuns como habitualmente acontecia.

Exemplo disso, é o trabalho realizado por um grupo de alunos do 3ºB, da EB1 nº4, turma da professora Telma Guerreiro, e que aqui partilhamos.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hora do Conto na BE

A nossa BE, ao longo do ano, realiza quase diarimente, a Hora do Conto e todas as 29 turmas, são convidadas a participar nesta actividade, em especial os mais pequenos, pré-escolar e 1º e 2ºano de escolaridade. As turmas das escolas da periferia que pertencem ao nosso agrupamento (Areeiro, Clareanes, Querença, Poço Novo e Goldra) não são esquecidas e também nos visitam. Todas as 6ªfeiras, uma dessas turmas, transportadas pela autarquia, passa a manhã na Biblioteca e participa na Hora do Conto e outras actividades. É também nesse dia, que muitas vezes, os professores e alunos seleccionam e requisitam os livros para trabalhar nas suas salas de aula, no âmbito do PNL.









segunda-feira, 23 de maio de 2011

Concurso Eco - Código 2011

Trabalho premiado no ano passado, a nível nacional (1ºescalão)



No âmbito do Programa Eco-Escolas, está a decorrer o Concurso do Eco-código e, à semelhança de anos anteriores, o nosso agrupamento está inscrito. esta iniciativa pretende estimular a participação e a criatividade dos nossos alunos através da produção de um trabalho de comunicação: o Poster.
A criação do eco-código corresponde a um dos passos chave da metodologia do programa. Assim, cada eco-estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco-código deverá resultar de um trabalho colectivo, subordinado aos temas: ÁGUA , RESÍDUOS, ENERGIA, BIODIVERSIDADE ou FLORESTA ou MAR. O poster poderá incluir todas as temáticas ou apenas um dos temas do ano BIODIVERSIDADE ou FLORESTA ou MAR. O poster deverá ter imagem e texto (10 frases sobre atitudes correctas a adoptar para preservar o ambiente). Haverá dois escalões: Escalão 1 - Pré-escolar e 1º ciclo; Escalão 2 - 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, Seundário, Profissional ou Superior. O professor responsável pela actividade deverá entregar o trabalho da sua turma, na escola sede, à Coordenadora do Eco-escolas, professora Vitória Moreira, até 9 de Junho.






segunda-feira, 16 de maio de 2011

Visita do escritor José Viale Moutinho à nossa Biblioteca


No âmbito do projecto de Promoção da Leitura e do Livro que a Biblioteca Municipal desenvolve, em parceria com as BEs do concelho, a EB1nº4 recebeu mais um escritor. Assim, no passado dia 9 de Maio, duas turmas do 3ºano de escolaridade tiveram o previlégio de participar no encontro com o escritor José Viale Moutinho, que veio acompanhado da Dra Ana Viegas, técnica do SABE. José Viale Moutinho é autor de mais de meia centena de livros infantis, muitos dos quais integram a lista das obras recomendadas pelo PNL. O autor conseguiu cativar os alunos com o seu sentido de humor e capacidade de comunicação. As crianças divertiram-se imenso com as lengalengas, provérbios e histórias apresentadas e foi de certeza uma tarde inesquecível para elas.





quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visita do escritor José Viale Moutinho à nossa Biblioteca

José Viale Moutinho visita a nossa Biblioteca Escolar no próximo dia 9 de Maio. O encontro com o escritor foi promovido pela Biblioteca Municipal de Loulé e insere-se no Programa de Promoção do Livro e da Leitura que esta instituição promove. José Viale Moutinho nasceu no Funchal, em 1945. Jornalista e escritor, tem várias obras editadas, algumas delas traduzidas nas mais diversas línguas, como o russo, búlgaro, castelhano, alemão, italiano, catalão, asturiano e galego. Estreou-se em 1968 com a novela Natureza Morta Iluminada. Foi director da Associação Portuguesa de Escritores, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Círculo de Cultura Teatral e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Autor de cerca de meia centena de livros para crianças. Ficcionista e poeta, recebeu, entre outros: Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco/ APE, Prémio Edmundo de Bettencourt de Conto e de Poesia, Prémios de Reportagem Kopke, Norberto Lopes/Casa da Imprensa de Lisboa e El Adelanto (Salamanca); Pedrón de Honra (Santiago de Compostela).





quinta-feira, 28 de abril de 2011

Portal da Rede Bibliotecas Escolares de Loulé

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé, institucionalizada em Maio de 2010, integra as bibliotecas do concelho de Loulé e pretende fortalecer, por um lado, a cooperação entre as várias bibliotecas deste concelho, servindo de suporte à investigação; à formação e à difusão cultural, e por outro lado, fomentar o empréstimo Interbibliotecas, desenvolvendo políticas de aquisição que visem a optimização de recursos, a dinamização, a promoção da leitura e da escrita criativa. Pretende ainda, incentivar o desenvolvimento de projectos em parceria com outros organismos, como a Rede de Bibliotecas Escolares ou a Direcção Regional de Educação do Algarve.

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé é constituída pelas bibliotecas escolares das escolas públicas e das instituições privadas de ensino do concelho de Loulé, assim como pela Biblioteca Municipal de Loulé.
O portal pretende dar a conhecer a Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé e serve igualmente de meio de divulgação de documentos específicos de funcionamento das bibliotecas escolares, para outras redes de bibliotecas e outros profissionais da área das bibliotecas.
Portal da Rede Bibliotecas Escolares de Loulé


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Semana da Leitura 2011 na EB1nº3





Na Semana da Leitura, a Professora Lirolinda Viegas, formadora em «Didácticas Específicas da Língua Portuguesa para o 1.º Ciclo», dinamizou e explorou três obras de literatura para a infância, para três níveis etários diferenciados: «O Cuquedo» de Clara Cunha para o ensino pré-escolar, «A casa da Mosca Fosca» de Eva Mejuto para os 1.º e 2.º anos e «És mesmo tu?» de Isabel Minhós para o 3.º e 4.º anos.
As sugestões propostas enquadraram-se no domínio do Ensino da Leitura, com desenvolvimento de competências ao nível da compreensão e da produção oral.
Os descritores de desempenho previstos para as tarefas sugeridas pretenderam desenvolver nos alunos destrezas ao nível do escutar para aprender e construir conhecimentos, e ao nível do aprender a falar, para expressar saberes e para participar em situações de interacção oral.
Paralelamente, as actividades seleccionadas pretenderam suscitar nos discentes o prazer de ouvir ler, de apreciar textos variados, exprimir opiniões, emoções e sentimentos provocados pela leitura, como acção motivadora à prática da leitura para se informar, estudar ou recrear.




Trabalhos desenvolvidos a partir da obra "A casa da mosca Fosca"



sábado, 16 de abril de 2011

A Carochinha e o João Ratão

Está a decorrer o Festival de Bibliofilmes ,que tem o apoio do PNL, e a nossa BE está a participar com um pequeno vídeo sobre uma actividade da Biblioteca escolar . Trata-se de um vídeo sobre uma actividade desenvolvida, na Semana da Leitura, em que alguns professores e pais dramatizam a história "A Carochinha e o João Ratão" com base numa obra de Luísa Ducla Soares com o mesmo título. A votação é online no site do Festival Bibliofilmes e tem início no dia dezoito de Abril.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Concurso "O Cartaz da minha escola" do PNL



Cartaz realizado pelo 4ºB, turma da professora Sandra Batista, no âmbito da Semana da Leitura 2011 e da participação no concurso "O Cartaz da Minha Escola".

Semana da Leitura

Mais um "tesourinho" das nossas Semanas da Leitura!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Semana da Leitura 2011

E a Semana da Leitura continua... Apresentamos mais um testemunho desse importante evento em volta do livro e da leitura. Os meninos da educadora Fátima Mendonça,do J.Infância nº1, apresentaram a cançaõ "Proteger a Natureza".

quinta-feira, 7 de abril de 2011

António Torrado na nossa Biblioteca Escolar



António Torrado, um dos mais prestigiados escritores portugueses e com maior número de livros infantis publicados, esteve na nossa Biblioteca Escolar. Mais de uma centena de crianças tiveram oportunidade de contactar com o autor. Algumas turmas apresentaram os trabalhos realizados a partir das obras de António Torrado que foram trabalhadas nas salas de aula. Sempre curiosas e ávidas para saber mais sobre os escritores e a sua obra, as crianças fizeram imensas perguntas que o António Torrado, de forma muito afável, ia respondendo. No final de cada uma das três sessões, o autor autografou os seus livros, escrevendo uma dedicatória personalizada para cada aluno.




Bispo do Algarve visita EB1nº4 de Loulé


No âmbito da visita pastoral a Loulé, D.Manuel Neto Quintas, reverendíssimo bispo do Algarve, visitou várias escolas do nosso agrupamento, entre elas a EB1nº4 de Loulé. O Sr. bispo, acompanhado pelos padres da paróquia, foi recebido pela coordenadora da escola, Celíssia Pinguinha, e por todos os docentes e alunos ao som do Hino da Alegria, tocado por um grupo de crianças. Depois, na Biblioteca Escolar, o Sr. bispo falou com todas as crianças e professores aí reunidos, deixando uma bonita mensagem sobre a importância da solidariedade, da paz e da amizade entre todos, realçando a necessidade de promover nas escolas um ambiente de alegria e sã convivência. No final, o Sr. bispo, mostrando mais uma vez, a sua excelente capacidade de comunicar e interagir, ensinou-nos duas lindas canções e foi com muita alegria e ritmo que todos cantámos.


quarta-feira, 6 de abril de 2011

António Torrado visita a nossa Biblioteca Escolar

António Torrado nasceu em Lisboa em 1939. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos. A sua actividade profissional foi é diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão. Tem trabalhado em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão. Actualmente, é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. É dramaturgo residente na Companhia de Teatro Comuna em Lisboa. Sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença. António Torrado utiliza com frequência o humor em algumas das suas histórias.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Campeonatos SuperTmatik

As semi-finais do Campeonatos Escolares SuperTmatik, a nível de escola, para apurar os alunos que irão representar o agrupamento nas finais, que se disputam on-line no próximo mês, tiveram lugar, hoje, na Biblioteca Escolar da EB1nº4. Na Matemática, os alunos apurados foram Szabina Carvalho e Vasco Gonçalves (2ºB e C); Bernardo Pereira e Daniela Brito (3ºB e D); Pedro Vicente e Laura Guerreiro (4ºA e D). Na Língua portuguesa, os apurados foram Juliana Clara e Filipa Pinguinha do 4ºB e A.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Turma do 1ºciclo visita BE da escola sede


Ainda no âmbito da Semana da Leitura, o 4ºano, da EB1 nº4, turma da professora Sandra Batista, visitou a Biblioteca da escola sede para um intercâmbio com aos colegas do 5ºE, que vieram acompanhados pelas professoras Sofia e Luísa Fernandes. Os meninos do 1ºciclo apresentaram uma pequena dramatização baseada no livro “Planeta Azul?” de Isabel Magalhães e a turma do 5ºano, por seu turno, presenteou os colegas mais novos com uma cantiga chamada a “Nova Escola”. Os mais pequenos aprenderam a letra e cantaram em conjunto com os colegas mais velhos. A professora Lúcia, bibliotecária da escola sede, também tinha preparado uma surpresa que consistia num ppt com questões sobre a história apresentada pelo 1ºciclo. As crianças adoraram o desafio e demonstraram ter apreendido a mensagem do livro apresentado. Foi mais um momento importante que demonstra que a articulação entre ciclos através de actividades pensadas em conjunto é possível e enriquecedor para todos os envolvidos.


quinta-feira, 31 de março de 2011

O coelhinho branco

O 4ºB da EB1 nº4, turma da profª Sandra Batista, no âmbito da Semana da Leitura e da participação no concurso "Contas-nos uma história - Podcasts em Educação", apresentou um teatrinho de fantoches a partir do livro "O Coelhinho Branco e a Formiga Rabiga" de Alice Vieira.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Semana da Leitura na EB1 nº3


A Semana da Leitura na EB1 nº3, à semelhança de anos anteriores, foi muito animada, intensa e plena de actividades ligadas aos livros e à leitura. Assim, ao longo de toda a semana decorreram uma série de actividades, com destaque, como não podia deixar de ser, para as sessões de leitura e contos. Foram apresentadas, pelos docentes da escola, várias obras tais como: "És mesmo tu", "O cuquedo", "A casa da Mosca Fosca", "A toupeira que queria saber quem lhe fez aquilo na cabeça" e outras. A seguir à apresentação das histórias, os alunos, desde o pré-escolar ao 4ºano de escolaridade, realizavam trabalhos exploratórios daí decorrentes. Para além das sessões de leitura, as crianças da EB1 nº3 tiveram também a oportunidade de assistir e participar num recital de poesia apresentado por Afonso Dias, na tarde do dia 23.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Semana da Leitura 2011


Um pouco por todas as escolas e Jardins de Infância do Agrupamento e, em especial nas Bibliotecas escolares, realizaram-se actividades no âmbito da Semana da Leitura 2011. Houve sessões de leitura, exposição de trabalhos, apresentação de livros, recitais de poesia, teatro de fantoches, dramatizações, música, concursos, passatempos, ... À semelhança de anos anteriores, os pais e outros familiares foram convidados a participar apresentando um livro, contando uma história ou apenas a assistir às apresentações das crianças e foram muitos os que aceitaram o nosso convite. Foi uma semana muito intensa, plena de actividades muito diversas em volta dos livros e da leitura que envolveram toda a comunidade escolar, com muita alegria, cor e energia.Muito obrigada a todos os docentes, alunos, auxiliares, encarregados de educação e a todos os que tornaram possível este evento, com a sua dedicação e empenho.

Actividades apresentadas na nossa Biblioteca Escolar




quarta-feira, 23 de março de 2011

Afonso Dias na EB1 nº3


Afonso Dias esteve hoje na EB1 nº3 de Loulé e foi mais um ponto alto nesta Semana da Leitura que está a decorrer. No âmbito do projecto "A poesia está na escola e em toda a parte" apoiado pela Drealg e pela Associação de Professores de Português, Afonso Dias "vestindo de música os poemas" proporcionou-nos bons momentos de "sedução para a poesia". Afonso Dias "seduziu-nos" com poemas de Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Camões, Almada Negreiros, e muitos outros poetas. Muito obrigada em nome dos alunos e docentes da escola e esperamos pela próxima visita.



Perante a pergunta "Como será o Afonso Dias?", os alunos do 1ºB e 2ºB, turmas das professoras Carla Marques e Nélida Neves, fizeram um trabalho muito interessante que foi apresentado ao próprio e que aqui partilhamos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Semana da Leitura 2011

21 de Março
Primavera, Florestas, Poesia e Livros!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Semana da Leitura 2011



Entre os dias 21 e 25 de Março, um pouco por todas as escolas e Jardins de de Infância do nosso agrupamento, e em especial nas Bibliotecas Escolares, irão decorrer actividades muito diversas de promoção da leitura e do livro, no âmbito de mais uma edição da Semana da Leitura.
A Semana da Leitura 2011 centra-se na relação LEITURA ENERGIAFLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade.

Teatrinho de fantoches "A Carochinha"



Teatrinho de fantoches, que o 3ºB, da EB1nº4 de Loulé, turma da professora Telma Guerreiro. O trabalho foi realizado com base no livro "A Carochinha" de Luísa Ducla Soares. Esta é a história tradicional vai servir de base a uma dramatização " Carochinha XXI" que a turma está a preparar para a Semana da Leitura. Estamos ansiosos para ver!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Semana da Leitura na Biblioteca Municipal de Loulé

A Biblioteca Municipal também aderiu à Semana da Leitura e organizou um conjunto de actividades que estão a decorrer. Ficam aqui as sugestões para um bom final de tarde ou um serão bem passado.




Carnaval na EB1nº3

O Carnaval na EB1 nº3 foi muito animado, activo e ecológico. O tema do desfile foi livre mas as máscaras tinham de ser feitas com materiais reutilizados. Com a ajuda dos pais, as crianças criaram fatos muito bonitos e imaginativos. Tal como na EB1n4, o Carnaval foi mais uma actividade que se realizou no âmbito dos projectos Eco-escolas e Escola Activa.


quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval na EB1 nº4 de loulé


O Carnaval, na EB1 nº4, foi muito colorido, animado e ACTIVO! Muitas crianças responderam ao desafio e, com a ajuda dos pais, fizeram bonitos e imaginativos fatos com materiais reutilizados como jornais, plásticos, papelão, madeira, trapos, ... . O tema era o desporto e apareceram vários disfarces muito elaborados e feitos com muita imaginação, tais como: tenistas, surfistas, esgrimistas, patinadoras, ginastas, mergulhadores, ... e até um praticante de asa delta com o respectivo equipamento, todo feito com madeira, papelão e plástico. Parabéns a todos. Foi um dia divertido e diferente.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Professor do Ano, Alexandre Costa,dá aula na EB1nº4

Os alunos do 4ºA e C, da EB1 n4, tiveram o privilégio de ter uma aula muito especial sobre "Os Astros", na Biblioteca Escolar. A aula foi especial porque quem a leccionou foi Alexandre Costa, professor de Física e Química da Escola Secundária de Loulé, distinguido com o prémio de professor do ano, pelo Ministério da Educação. A aula foi muito interessante e todos estavam muito entusiasmados. Através de apresentações, vídeos e também de experiências e demonstrações simples, o professor foi explicando diversos assuntos ligados à astronomia como o sistema solar, os planetas, as estrelas, as fases da lua, as marés, a gravidade, ... A curiosidade das crianças era muita e todos queriam fazer perguntas sobre muitas coisas tais como eclipses do sol, viagens espaciais, o "big bang", os buracos negros, outras galáxias, extraterrestres, ...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval nas Escolas

Numa terra, com tanta tradição nos festejos carnavalescos como Loulé, as nossas escolas (nº3 e nº4) não poderiam deixar de se associar a este espírito, e à semelhança de anos anteriores, os docentes titulares de turma, em articulação com as AEC, organizaram algumas actividades:
Programa do Centro Escolar EB1 nº4 - Dia 4 de Março
  • Desfile de Carnaval alusivo ao tema “Os Desportos” , com apresentação das fantasias elaboradas com materiais recicláveis (projectos Eco-escolas e Escola Activa);

  • Apresentação de um espectáculo musical, no ginásio, pelas turmas do 4º ano B/C e do 2º ano B/C no âmbito das AEC (actividades de enriquecimento curricular);

Programa do Centro Escolar EB1 nº3 - Dia 3 e 4 de Março

  • Caça ao tesouro - actividade realizada com a colaboração de um grupo de alunos do INUAF;

  • Desfile de máscaras elaboradas com materiais reutilizados (Eco-escolas)


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Histórias de gatos e ratos" - EB1 de Poço Novo

Os alunos da EB1 de Poço Novo visitaram a Biblioteca Escolar para participar na Hora do Conto, no passado dia 11 de Fevereiro. A história apresentada foi "O Gato e o Rato" de Luísa Ducla Soares. Como actividades decorrentes, na sala de aula, fizeram bonitos fantoches de papel sobre as personagens do livro e criaram também novas "Histórias de gatos e de ratos". Os meninos do Poço Novo e a sua professora, Andreia Gimbra, quiseram partilhar esses trabalhos connosco. Ora vejam...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Concurso "Ás da Leitura"



A Rede Concelhia das Bibliotecas Escolares de Loulé, no âmbito da Semana da Leitura 2011, promove um concurso intitulado “Ás da Leitura”. Esta iniciativa tem como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos de todos os ciclos de ensino e avaliar competências, nesse domínio. O concurso decorrerá durante o mês de Março.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Concurso "O cartaz da minha escola" - PNL


À semelhança dos anos anteriores promove-se, no âmbito da Semana da Leitura, um concurso que apela à imaginação e a um conjunto muito diversificado de competências enraizadas na transversalidade curricular. Em 2011, ele terá como produto final a criação e apresentação a concurso de um cartaz, que, tal como a 5ª edição da Semana da Leitura, se centra na relação Leitura - Energia - Floresta.
Trata-se de um concurso, de âmbito nacional, que tem como público-alvo as crianças e os jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.
O concurso «O cartaz da minha escola» é lançado tendo por base a proposta de um conjunto de motes catalisadores de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s), capazes de se constituirem num desafio à imaginação e à criatividade. Cada escola não agrupada/ agrupamento de escolas pode escolher um ou vários motes em função do seu projecto educativo e dinamizar iniciativas/ actividades de promoção de leitura que envolvam as crianças e os jovens, outros sectores da comunidade escolar ou mesmo a comunidade em geral. As iniciativas de promoção de leitura a desenvolver serão enquadradas por uma ou várias das áreas que se seguem: Floresta/ Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia e Vida/ Planeta Verde/ Consumo/ Tecnologias.
Os trabalhos seleccionados (1 por cada nível de ensino) deverão ser enviados entre 25 e 31 de Março.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Era uma vez um rei"


O Instituto Camões disponibiliza, em formato digital, a colecção "Era uma vez um rei", original do Jornal Expresso. Através desta obra, os alunos podem ficar a conhecer, de uma forma lúdica e apelativa, os principais acontecimentos que marcaram a História de Portugal.
No separador Sites de Interesse deste blogue, encontram um link para este site e não só!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Concurso "O Carnaval do Alfa"

"O Carnaval do Alfa" é um concurso organizado pela Porto Editora. O desafio consiste na criação de uma fantasia de carnaval para o Alfa, mascote da Porto Editora. Assim, as turmas participantes recebem um cartaz do Alfa, em tamanho A1 que terão de "vestir" com uma fantasia original. Os trabalhos serão depois fotografados e publicados no mural do Facebook do Alfa, onde serão postos a votação. Ganha o trabalho que tiver maior número de "gostos" no Facebook. Os trabalhos deverão estar publicados, no Facebook, até 8 de Março.
Há prémios surpresa para todos os participantes e os alunos da turma que elaborou o trabalho mais votado recebem uma mochila com livros e conteúdos multimédia.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Concurso "Conheço um escritor"

"Conheço um Escritor", é uma iniciativa da Revista Visão Junior em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, que pretende dar a conhecer melhor alguns autores de literatura infantil e juvenil e proporcionar aos alunos a oportunidade de entrevistar pessoalmente os escritores. Este projecto é um modo de promover a leitura, em articulação com os professores da disciplina de Português, já que as bibliotecas podem dinamizar actividades de leitura e de escrita a propósito do autor de cada mês, incentivando os alunos a ler a sua obra, a organizar pequenas biografias ou a elaborar trabalhos sobre obras lidas.
Foi publicada, na edição de Fevereiro da revista Visão Júnior, a primeira entrevista realizada no âmbito da iniciativa "Conheço um Escritor" Álvaro Magalhães. O autor entrevistado, recebeu na sua casa, no Porto, três alunos da EB23/S de Caminha, que lhe colocaram perguntas recebidas de escolas e de leitores de vários pontos do país.
O próximo escritor a ser entrevistado é António Mota. As perguntas e trabalhos sobre este autor deverão ser enviados para o endereço escritoresjunior@impresa.pt até ao dia 2 de Março.