quarta-feira, 27 de abril de 2011

Semana da Leitura 2011 na EB1nº3





Na Semana da Leitura, a Professora Lirolinda Viegas, formadora em «Didácticas Específicas da Língua Portuguesa para o 1.º Ciclo», dinamizou e explorou três obras de literatura para a infância, para três níveis etários diferenciados: «O Cuquedo» de Clara Cunha para o ensino pré-escolar, «A casa da Mosca Fosca» de Eva Mejuto para os 1.º e 2.º anos e «És mesmo tu?» de Isabel Minhós para o 3.º e 4.º anos.
As sugestões propostas enquadraram-se no domínio do Ensino da Leitura, com desenvolvimento de competências ao nível da compreensão e da produção oral.
Os descritores de desempenho previstos para as tarefas sugeridas pretenderam desenvolver nos alunos destrezas ao nível do escutar para aprender e construir conhecimentos, e ao nível do aprender a falar, para expressar saberes e para participar em situações de interacção oral.
Paralelamente, as actividades seleccionadas pretenderam suscitar nos discentes o prazer de ouvir ler, de apreciar textos variados, exprimir opiniões, emoções e sentimentos provocados pela leitura, como acção motivadora à prática da leitura para se informar, estudar ou recrear.




Trabalhos desenvolvidos a partir da obra "A casa da mosca Fosca"



Sem comentários: