terça-feira, 7 de junho de 2011

Apoio ao Desenvolvimento Curricular - Trabalhos de pesquisa

Ao longo do ano, no âmbito da área disciplinar de Estudo do Meio,os alunos, especialmente do 3º e 4º ano,realizaram trabalhos sobre diversos temas como Transportes, Meios de Comunicação, Ambiente, Actividades Económicas, Passado do Meio Local e outros temáticas do currículo. A Biblioteca Escolar e os seus recursos,tanto humanos como materiais, tem colaborado e apoiado alunos e docentes. A acção da BE desenvolve-se no âmbito do Apoio ao Desenvolvimento Curricular, um dos principais domínios em que o seu papel se deve fazer sentir.
Neste último período lectivo, podemos já observar uma evolução significativa a nível dos trabalhos realizados. Nota-se que as crianças realizam os seus trabalhos de pesquisa de uma forma mais orientada e isso deve-se em parte à utilização do Guião de Pesquisa, aconselhado pela BE e sobretudo ao trabalho que os docentes têm feito no sentido de desenvolver a competências ligadas às literacias digitais e da informação . Pensamos que o facto de as crianças terem mais apoio e formação a nível da utilização das TIC, nomeadamente com a utilização do computador Magalhães na sala de aula, também tem contribuido. A apresentação dos trabalhos, em alguns casos, já é feita em Powerpoint ou Photostory e não apenas com cartazes ou álbuns como habitualmente acontecia.

Exemplo disso, é o trabalho realizado por um grupo de alunos do 3ºB, da EB1 nº4, turma da professora Telma Guerreiro, e que aqui partilhamos.


Sem comentários: