sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Feira do Livro Usado

A Feira do Livro Usado é uma iniciativa do Grupo de Língua Portuguesa e do Eco-escolas. O evento terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, na Biblioteca da escola sede. O produto da venda dos livros será utilizado pelo Curso de Educação e Formação no embelezamento da nossa escola.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Acções de Sensibilização - SPO e Núcleo de Educação Especial

O Núcleo de Educação Especial e o SPO (Serviços de Psicologia e Orientação), do nosso agrupamento, estão a dinamizar um conjunto de acções de sensibilização sobre várias temáticas de interesse como a deficiência, a excepcionalidade, a hiperactividade e necessidades educativas especiais, dirigidas a professores, pais, psicólogos, assistentes operacionais, terapeutas. ... Esta iniciativa conta com os apoios da APEXA, Hospital de Faro e DREALG. As acções terão lugar na Biblioteca Escolar da escola sede, em horário e data constantes do cartaz em anexo.

Concurso "Conta-me uma história"

A iniciativa "Conta-nos uma história: Podcasts em Educação" é um concurso promovido pelo Ministério da Educação, através da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e em parceria com a Microsoft.
Dirige-se a todas as escolas de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Concorrer à iniciativa implica a concepção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo que decorram da produção colaborativa ou do reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas).
As candidaturas estão a decorrer até ao dia 15 de Dezembro e são feitas on-line em formulário disponibilizado no sítio Concursos PNL. Os trabalhos deverão ser entregues até 15 de Março.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Atelier "Pintando a República"


No dia 4 de Novembro, a turma do 2º B, do Centro Escolar nº 4, foi ao Convento de Santo António, em Loulé, para participar no Atelier “Pintando a República”.
Foi-nos dito e mostradas as imagens do que tinha acontecido nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910. Estes episódios tinham de ser desenhados numa folha de papel branca que tinha uma forma de peça de puzzle. Depois de pintadas, coladas e recortadas, as peças formam um puzzle que nos mostra a Implantação da República.

2ºB – EB1 nº4 (Texto colectivo)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Global Work Party - 10/10/10

“Caro Mundo,
Tem sido um ano difícil: na América do Norte, petróleo se derramando no Golfo do México; na Ásia, algumas das mais altas temperaturas alguma vez registradas; no Ártico, o mais rápido derretimento de gelo oceânico alguma vez visto; na América Latina, uma quantidade recorde de chuvas vem fazendo derrocar encostas inteiras.
Por isso vamos fazer uma festa.
Marque 10/10/10 no seu calendário. É essa a data. O lugar é onde quer que você viva. E a ideia é fazer alguma coisa que ajude a dar resposta ao problema do aquecimento global na sua cidade ou comunidade.” (...)

O nosso agrupamento, no âmbito do projecto Eco-escolas, aceitou o desafio e participou na acção 10/10/10.
Para conhecer melhor este movimento e saber mais pormenores sobre a participação da EB2,3 Padre João Coelho Cabanita, clica no link http://www.abae.pt/programa/EE/actividades/101010/inicio.php

Visitas à Biblioteca Escolar


À semelhança de anos anteriores, as turmas de 1ºciclo e pré-escolar, das escolas do agrupamento que ficam fora da cidade, como Querença, Clareanes, Areeiro, PoçoNovo e Goldra, deslocam-se à nossa Biblioteca Escolar para participar na Hora do Conto e noutras actividades que lhes proporcionamos. Estas visitas têm lugar à sexta-feira e cada turma vem uma vez por mês visitar a BE.O transporte dos alunos é assegurado pela autarquia. Este projecto teve início há já vários anos, sendo esta parceria já quase "tão velha" como a própria BE, que entrou em funcionamento em 2002.
Estas visitas à BE, por parte dos alunos que frequentam escolas da periferia, são muito importantes pois permitem que as crianças contactem com a Biblioteca Escolar e, pelo menos uma vez por mês, possam ter a oportunidade de usufruir dos recursos e serviços que este espaço proporciona.
A seguir à Hora do Conto, que acontece entre as 9h30 e as 10h30, os alunos, que ficam na BE até ao meio-dia, dispõem do tempo restante para explorar o espaço e os recursos da BE... Jogam no computador, ouvem música e assitem a filmes (usando os auscultadores, que eles adoram!), fazem desenhos, ... e lêem! Muitos professores e educadores aproveitam estas visitas para seleccionarem e requisitarem os conjuntos de livros PNL, para trabalhar na sala. Estas visitas são sempre muito proveitosas e para as crianças é uma alegria. Aqui fica o registo da passagem desses alunos pela BE.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

S. Martinho no Centro Escolar EB1nº4


No Centro Escolar EB1nº4, comemorou-se o S.Martinho, como não podia deixar de ser, com castanhas assadas e não só...
De acordo com o Plano Anual, desenvolveram-se actividades diversas, no recreio, na sala de aula, na Biblioteca Escolar, ... alusivas à data, tais como canções, histórias, teatrinho de fantoches, desenhos, ... e ainda um percurso de orientação pela cidade. Esta última actividade insere-se, tal como o Halloween e outras, no Projecto Escola Activa. Daremos notícias!
Os pais colaboraram enviando castanhas cortadas, prontinhas a assar e a Padaria "Correia e Morgado", à semelhança de anos anteriores, tratou de as assar para que os nossos alunos se pudessem deliciar e lembrar as tradições de S.Martinho. Mas... também houve uma agradável surpresa! A Câmara Municipal de Loulé, enviou um assador de castanhas profissional (com carrinho, cartuchinhos de papel e tudo!) à boa maneira do S.Martinho, que assou, no recinto do Centro Escolar e distribuiu, pelos alunos, as castanhas "quentinhas e boas"!
Bem-hajam e muito obrigada a todos os que colaboraram no nosso S.Martinho.





O Halloween numa "Escola Activa"


O Halloween foi mais uma data que se comemorou com muita actividade física no Centro Escolar EB1 nº4 de Loulé. Foi um dia muito divertido e bem passado, com "muitas travessuras e também alguns doces". Foram organizados jogos e outras actividades lúdicas, por estações, bem como um lanche, tudo alusivo à época festiva. As comemorações do Halloween, este ano, decorreram de uma forma mais activa e saudável, como era de esperar, uma vez que o nosso agrupamento faz parte do Projecto "Escola Activa" e estamos empenhados em manter a nossa luta contra a obesidade infantil.
No ano lectivo anterior, o nosso agrupamento recebeu três galardões, platina, prata e bronze, que foram atribuídos às escolas que se distinguiram na realização de actividades educativas no âmbito do projecto Escola Activa. A EB1 nº3 de Loulé, foi a única escola do Algarve que recebeu o galardão Platina. O assunto mereceu várias notícias na imprensa regional.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

No Banco da escola


Algumas turmas do 3º e 4ºano de escolaridade do nosso agrupamento estão a participar no programa "No Banco da Escola" e no âmbito desse projecto tiveram oportunidade de assitir, na Biblioteca Escolar, a um espectáculo muito divertido, que a entidade bancária responsável pela iniciativa leva às escolas aderentes.
O Programa "No Banco da Escola" é uma iniciativa do BES em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática. O programa tem como objectivos promover a literacia financeira dos alunos do 1º ciclo e ao mesmo tempo fazer com que os alunos aprendam a gostar mais da matemática, percebam que é muito útil e que pode ser divertido aprender.
João Lobo, único actor "em palco", conseguiu cativar os alunos que estiveram sempre muito atentos e participativos. Através de situações muito divertidas e estimulantes, os alunos eram chamados a participar na peça e ao mesmo tempo iam resolvendo os desafios matemáticos que lhes eram colocados. No final receberam alguns presentes, entre eles um caderno com desafios matemáticos e mostraram-se muito interessados em participar nas propostas de trabalho apresentadas: Inventar novos desafios matemáticos, fazer desenhos e escrever histórias sobre a temática.
Os alunos podem ainda participar num concurso que consiste em criar e resolver desafios matemáticos. Os prémios são bastante aliciantes, para os alunos e para a escola. No ano passado, o vencedor do concurso foi um aluno do Centro Escolar EB1nº4.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Projecto "Na Escola em Segurança"


O Serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal de Loulé e a GNR, em parceria com o Agrupamento Padre João Coelho Cabanita, está a desenvolver o projecto "Na Escola em Segurança". O projecto faz parte do Plano Anual de Actividades do Agrupamento e neste momento estão a decorrer sessões de informação sobre a temática, nas nossas escolas do 1ºciclo, abrangendo todas as turmas.
Hoje, no Centro Escolar EB1nº4, tiveram lugar as duas primeiras sessões, das quinze agendadas para o 1º ciclo. A sessão foi dinamizada por dois elementos do Serviço de Protecção Cívil, Telma Guerreiro e Teresa Laginha, dois agentes da GNR, Céu Pereira e Nuno Mouro e ainda os bombeiros Guilherme Santos e Paulo Carrilho.
De uma forma muito pedagógica e apelativa, com recursos a pequenos vídeos e apresentações em ppt, iam sendo abordadas diversas questões como a segurança rodoviária, prevenção de acidentes domésticos, prevenção de incêndios, procedimentos a tomar em caso de acidente, cuidados a ter em caso de sismo,...
Os alunos estiveram sempre muito participativos e colocaram muitas questões que iam sendo esclarecidas pelos dinamizadores da sessão.
No final, foi apresentado um divertido filme de desenhos animados do "Tinoni e companhia", sobre segurança, que fez a alegria da miudagem.

Vídeo e Poster "The Big Picture" - BE 2006-2009

Poster e vídeo realizado no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2009.
É bom recordar...



quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sistema Digestivo em Movimento

No âmbito do estudo do sistema digestivo, os alunos do 3ºB da EB1nº4, turma da professora Telma Guerreiro, através de actividade física, representaram o percurso dos alimentos ao longo do aparelho digestivo. Assim, de uma forma dinâmica e estimulante, as crianças tiveram oportunidade de estudar a digestão de maneira diferente e ao mesmo tempo praticar actividade física.
O vídeo da actividade (apresentação em Photostory) foi realizado pelos alunos. Este trabalho insere-se no projecto "Escola Activa" no qual o agrupamento participa pelo segundo ano consecutivo. No ano lectivo anterior, o nosso agrupamento foi um dos distinguidos, tendo recebido três galardões, platina, ouro e bronze, bem como outros prémios.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Visita ao Castelo de Loulé

Apresentação realizada pelos alunos do 4ºB, turma da professora Sandra Batista, a propósito da visita de estudo realizada ao Castelo de Loulé.O trabalho foi realizado na Biblioteca Escolar mas foi orientado pela professora titular de turma. As crianças já tinham tido oportunidade de trabalhar com o programa Photostory, na BE e neste momento, estão a realizar outras apresentações, individualmente ou em grupos de dois, usando os seus computadores Magalhães.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

"A Bicicleta da República"




A nossa visita ao Museu Municipal de Loulé

No dia 19 de Outubro, assistimos ao acontecimento teatral “Bicicleta da República”, inserido nas comemorações do Centenário da República, no Convento de Santo António em Loulé.
Logo no início, uma contadora de histórias entrou no Convento de bicicleta e mostrou-nos silenciosamente o seu interior. Ela herdou da sua avó um álbum de fotografias que estava inspirado no ideal republicano e nele está guardado tudo aquilo que diz respeito a este grande momento histórico.
Em jeito de passagem de testemunho, a contadora de histórias, abriu o seu universo mágico a todos os alunos que assistíamos à peça e a ouvíamos fascinados.
Entre linhas (quando o Gonçalo coseu uma bandeira verde-rubra), cordas (num jogo que pretende descobrir entre todos nós o carácter forte e a persistência dos republicanos), flores brancas (que identificavam os membros de uma associação secreta, os maçons), fotografias da época, através das quais fomos iniciados num clima de secretismo lúdico que recriava os passos que levaram à passagem da Monarquia à República em Portugal.
Foi uma visita bastante interessante, aprendemos que a primeira mulher a votar em Portugal, chamava-se Carolina Beatriz Ângelo e era licenciada em medicina e que havia duas associações secretas os Maçons e a Carbonária.
No final foram-nos confiadas 6 missões secretas que cumprimos como não podia deixar de ser com o maior secretismo possível…




Texto colectivo (4ºC - EB1 nº4 )