segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Visitas à Biblioteca Escolar


À semelhança de anos anteriores, as turmas de 1ºciclo e pré-escolar, das escolas do agrupamento que ficam fora da cidade, como Querença, Clareanes, Areeiro, PoçoNovo e Goldra, deslocam-se à nossa Biblioteca Escolar para participar na Hora do Conto e noutras actividades que lhes proporcionamos. Estas visitas têm lugar à sexta-feira e cada turma vem uma vez por mês visitar a BE.O transporte dos alunos é assegurado pela autarquia. Este projecto teve início há já vários anos, sendo esta parceria já quase "tão velha" como a própria BE, que entrou em funcionamento em 2002.
Estas visitas à BE, por parte dos alunos que frequentam escolas da periferia, são muito importantes pois permitem que as crianças contactem com a Biblioteca Escolar e, pelo menos uma vez por mês, possam ter a oportunidade de usufruir dos recursos e serviços que este espaço proporciona.
A seguir à Hora do Conto, que acontece entre as 9h30 e as 10h30, os alunos, que ficam na BE até ao meio-dia, dispõem do tempo restante para explorar o espaço e os recursos da BE... Jogam no computador, ouvem música e assitem a filmes (usando os auscultadores, que eles adoram!), fazem desenhos, ... e lêem! Muitos professores e educadores aproveitam estas visitas para seleccionarem e requisitarem os conjuntos de livros PNL, para trabalhar na sala. Estas visitas são sempre muito proveitosas e para as crianças é uma alegria. Aqui fica o registo da passagem desses alunos pela BE.

1 comentário:

Unknown disse...

A hora do conto assume indubitavelmente uma importância fundamental no desenvolvimento da pesonalidades das crianças.
Parabéns à Professora Bibliotecária que faz vibrar as crianças com as maravilhosos histórias que conta assim como com as mensagens que as referidas histórias encerram.

Ângela Semião