domingo, 26 de outubro de 2008

PNEP - Programa Nacional de Ensino do Português




Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)

Este ano, o nosso Agrupamento de Escolas está a beneficiar do PNEP, um programa criado pelo Ministério da Educação que pretende actualizar e aprofundar os conhecimentos científicos e metodológicos dos professores, no que respeita ao ensino da Língua Materna no 1.º ciclo.

A sua finalidade central é proporcionar a reflexão sobre as práticas de cada docente e o aprofundamento de conhecimentos à luz dos resultados da investigação sobre o desenvolvimento linguístico da criança e sobre as aprendizagens da língua neste ciclo escolar.

Os princípios orientadores da formação ancoram no Currículo Nacional do Ensino Básico, particularmente no desenvolvimento das competências específicas referentes ao ensino da língua nos seus modos oral e escrito. No entanto, considerou-se pertinente contemplar, nesta acção, o uso da tecnologia ao serviço da aprendizagem da língua, em virtude das potencialidades que a mesma encerra.

Assim, um dos domínios da formação envolve a utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua por adultos e por crianças, onde se incluem dimensões como a criação de dispositivos tecnológicos e comunicativos (páginas pedagógicas ou blogues); a exploração dos recursos da rede ou a produção de materiais em formato electrónico.

Neste sentido, os professores envolvidos no programa começaram por se familiarizar com a plataforma Moodle, um dos recursos da formação, aprenderam a construir as suas apresentações electrónicas, a criar blogues para as suas turmas ou a explorar programas como o Paint ou o Hot Potatoes. Esta acção constitui, para muitos, uma iniciação tecnológica, que requer um apoio individualizado e uma atenção dedicada, para manter a motivação e o incentivo necessários à consecução dos objectivos propostos.

É neste âmbito que queremos referir o trabalho colaborativo que encetámos com a Coordenadora da Biblioteca Escolar da EB1 nº 4 que, no domínio do desenvolvimento das literacias da informação e da comunicação, se disponibilizou para colaborar nesta temática, apoiando os professores formandos nas suas criações tecnológicas e na preparação dos espaços e dos materiais inerentes à utilização das TIC em contexto escolar. Pela colaboração e disponibilidade reveladas, queremos expressar o nosso agradecimento.

A formadora residente
Lirolinda Viegas
24.10.2008

Sem comentários: