terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Loulé de "Laurus est"






























No dia 1 de fevereiro a turma do 3º A da EB1 nº 4 foi participar num atelier de ilustração. O texto escolhido, a Lenda da Cidade de Loulé, não poderia ser mais apropriado a esta data da comemoração dos 24 anos da cidade de Loulé.
No topo da muralha ficamos com uma ideia de como esta terá sido e de como esta foi sofrendo alterações aos longos dos séculos. E também podemos apreciar a vista sobre a cidade. Na salinha ao lado da Alcaidaria a Marta contou-nos a lenda que deu origem ao nome Loulé. Seria este o texto que íamos ter que ilustrar, utilizando materiais diversificados, como grafiti, carvão pastel seco, pastel a óleo, lápis de cera...

Lenda da cidade de Loulé



Em uma das correrias empreendidas em terras de mouros do Al-Fagnar, por D. Fernando I, rei de Leão, cognominado o Grande, chegou ele à frente dos seus soldados, muito próximo do castelo de Loulé.
Então levantou-se entre os seus cabos de guerra, que o rodeavam, discussão acerca do nome da árvore, que, de longe, avistavam sobre o castelo.
Uns diziam ser uma alfarrobeira, outros um choupo, outros um loendro e outros um loureiro.
- Laurus est - atalhou o monarca.
Era efetivamente um loureiro, daí em diante foi à vila, dado o nome de Laurus é, mais tarde passou para Lauroé, e finalmente Loulé.

A turma do 3ª A gostou muito de realizar esta atividade pois nunca tínhamos pintado com grafite ou pastel !!!

Sem comentários: