sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa de Finalistas na EB1 nº4

Na quarta-feira, último dia de aulas, realizou-se na EB1 nº4, a Festa de Finalistas. Houve teatro, música, dança, entrega das pastas e diplomas aos alunos do 4ºano de escolaridade e no final um lanche convívio entre alunos, professores, pais e outros familiares dos alunos. As turmas do 4ºano da manhã apresentaram uma representação teatral intitulada "Num reino muito distante..." que pretendia ilustrar e ao mesmo tempo brincar com diferentes situações que têm lugar todos os dias na nossas salas de aula. Através de pequenos schets, os alunos de forma muito divertida, mostraram como foram abordados temas como a Saúde Oral, o Ambiente, o Ciclo da água e outras actividades e projectos como a Semana da Leitura e a da Cor.


Teatro "Num reino muito distante" - 4ºA e 4ºC (turmas da prof. Mónica Henrique e Susana Neto)


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Festa de Finalistas 2011

No dia 22 de Junho, na EB1 nº4, realiza-se a Festa dos Alunos Finalistas do 4ºano. Para os alunos da manhã, será às 9h30 e para os da tarde às 16h45, na sala de Expressões.
Haverá entrega de "Diplomas" aos alunos que concluem o 4ºano e também outras surpresas que as turmas estão a preparar.




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Trabalhos de Pesquisa dos nossos alunos









A utilização do Guião de Pesquisa e uma maior "familiaridade e destreza" na utilização das TIC veio realmente melhorar bastante os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos. Os resultados notam-se sobretudo a nível do produto final mas também a nível de todo o processo. Temos vindo a divulgar alguns dos trabalhos produzidos e hoje deixamos aqui mais alguns, desta vez realizados pelo 4ºB da EB1 nº4, turma da professora Sandra Batista.









segunda-feira, 13 de junho de 2011

Actividades SeguraNet - EB 2,3 Padre Cabanita foi uma das vencedoras

Acaba de ser divulgada a lista de Escolas vencedoras das Actividades SeguraNet, realizadas em 2010/2011. Este ano, são noventa as escolas que atingiram a pontuação que, de acordo com o regulamento, lhes garante serem consideradas escolas vencedoras SeguraNet. O nosso agrupamento foi um dos premiados, no escalão das escolas com menos de 1000 alunos.
As Actividades SeguraNet, para o 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário envolveram, este ano, 295 escolas, 1857 professores, 33509 alunos e 1051 pais/encarregados de educação. Os alunos, apoiados por professores, distribuídos em equipas, responderam a questionários mensais, equipas de pais/encarregados de educação fizeram o mesmo trimestralmente. A pontuação obtida por uns e outros foi somada e reverteu a favor da respetiva escola/agrupamento. Algumas das escolas/agrupamentos somaram ainda pontos em virtude da sua participação no concurso de vídeo "É mais do que um jogo, é a tua vida".


terça-feira, 7 de junho de 2011

Apoio ao Desenvolvimento Curricular - Trabalhos de pesquisa

Ao longo do ano, no âmbito da área disciplinar de Estudo do Meio,os alunos, especialmente do 3º e 4º ano,realizaram trabalhos sobre diversos temas como Transportes, Meios de Comunicação, Ambiente, Actividades Económicas, Passado do Meio Local e outros temáticas do currículo. A Biblioteca Escolar e os seus recursos,tanto humanos como materiais, tem colaborado e apoiado alunos e docentes. A acção da BE desenvolve-se no âmbito do Apoio ao Desenvolvimento Curricular, um dos principais domínios em que o seu papel se deve fazer sentir.
Neste último período lectivo, podemos já observar uma evolução significativa a nível dos trabalhos realizados. Nota-se que as crianças realizam os seus trabalhos de pesquisa de uma forma mais orientada e isso deve-se em parte à utilização do Guião de Pesquisa, aconselhado pela BE e sobretudo ao trabalho que os docentes têm feito no sentido de desenvolver a competências ligadas às literacias digitais e da informação . Pensamos que o facto de as crianças terem mais apoio e formação a nível da utilização das TIC, nomeadamente com a utilização do computador Magalhães na sala de aula, também tem contribuido. A apresentação dos trabalhos, em alguns casos, já é feita em Powerpoint ou Photostory e não apenas com cartazes ou álbuns como habitualmente acontecia.

Exemplo disso, é o trabalho realizado por um grupo de alunos do 3ºB, da EB1 nº4, turma da professora Telma Guerreiro, e que aqui partilhamos.