sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hora do Conto na BE

A nossa BE, ao longo do ano, realiza quase diarimente, a Hora do Conto e todas as 29 turmas, são convidadas a participar nesta actividade, em especial os mais pequenos, pré-escolar e 1º e 2ºano de escolaridade. As turmas das escolas da periferia que pertencem ao nosso agrupamento (Areeiro, Clareanes, Querença, Poço Novo e Goldra) não são esquecidas e também nos visitam. Todas as 6ªfeiras, uma dessas turmas, transportadas pela autarquia, passa a manhã na Biblioteca e participa na Hora do Conto e outras actividades. É também nesse dia, que muitas vezes, os professores e alunos seleccionam e requisitam os livros para trabalhar nas suas salas de aula, no âmbito do PNL.









segunda-feira, 23 de maio de 2011

Concurso Eco - Código 2011

Trabalho premiado no ano passado, a nível nacional (1ºescalão)



No âmbito do Programa Eco-Escolas, está a decorrer o Concurso do Eco-código e, à semelhança de anos anteriores, o nosso agrupamento está inscrito. esta iniciativa pretende estimular a participação e a criatividade dos nossos alunos através da produção de um trabalho de comunicação: o Poster.
A criação do eco-código corresponde a um dos passos chave da metodologia do programa. Assim, cada eco-estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco-código deverá resultar de um trabalho colectivo, subordinado aos temas: ÁGUA , RESÍDUOS, ENERGIA, BIODIVERSIDADE ou FLORESTA ou MAR. O poster poderá incluir todas as temáticas ou apenas um dos temas do ano BIODIVERSIDADE ou FLORESTA ou MAR. O poster deverá ter imagem e texto (10 frases sobre atitudes correctas a adoptar para preservar o ambiente). Haverá dois escalões: Escalão 1 - Pré-escolar e 1º ciclo; Escalão 2 - 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, Seundário, Profissional ou Superior. O professor responsável pela actividade deverá entregar o trabalho da sua turma, na escola sede, à Coordenadora do Eco-escolas, professora Vitória Moreira, até 9 de Junho.






segunda-feira, 16 de maio de 2011

Visita do escritor José Viale Moutinho à nossa Biblioteca


No âmbito do projecto de Promoção da Leitura e do Livro que a Biblioteca Municipal desenvolve, em parceria com as BEs do concelho, a EB1nº4 recebeu mais um escritor. Assim, no passado dia 9 de Maio, duas turmas do 3ºano de escolaridade tiveram o previlégio de participar no encontro com o escritor José Viale Moutinho, que veio acompanhado da Dra Ana Viegas, técnica do SABE. José Viale Moutinho é autor de mais de meia centena de livros infantis, muitos dos quais integram a lista das obras recomendadas pelo PNL. O autor conseguiu cativar os alunos com o seu sentido de humor e capacidade de comunicação. As crianças divertiram-se imenso com as lengalengas, provérbios e histórias apresentadas e foi de certeza uma tarde inesquecível para elas.





quinta-feira, 5 de maio de 2011

Visita do escritor José Viale Moutinho à nossa Biblioteca

José Viale Moutinho visita a nossa Biblioteca Escolar no próximo dia 9 de Maio. O encontro com o escritor foi promovido pela Biblioteca Municipal de Loulé e insere-se no Programa de Promoção do Livro e da Leitura que esta instituição promove. José Viale Moutinho nasceu no Funchal, em 1945. Jornalista e escritor, tem várias obras editadas, algumas delas traduzidas nas mais diversas línguas, como o russo, búlgaro, castelhano, alemão, italiano, catalão, asturiano e galego. Estreou-se em 1968 com a novela Natureza Morta Iluminada. Foi director da Associação Portuguesa de Escritores, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Círculo de Cultura Teatral e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Autor de cerca de meia centena de livros para crianças. Ficcionista e poeta, recebeu, entre outros: Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco/ APE, Prémio Edmundo de Bettencourt de Conto e de Poesia, Prémios de Reportagem Kopke, Norberto Lopes/Casa da Imprensa de Lisboa e El Adelanto (Salamanca); Pedrón de Honra (Santiago de Compostela).