quinta-feira, 31 de março de 2011

O coelhinho branco

O 4ºB da EB1 nº4, turma da profª Sandra Batista, no âmbito da Semana da Leitura e da participação no concurso "Contas-nos uma história - Podcasts em Educação", apresentou um teatrinho de fantoches a partir do livro "O Coelhinho Branco e a Formiga Rabiga" de Alice Vieira.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Semana da Leitura na EB1 nº3


A Semana da Leitura na EB1 nº3, à semelhança de anos anteriores, foi muito animada, intensa e plena de actividades ligadas aos livros e à leitura. Assim, ao longo de toda a semana decorreram uma série de actividades, com destaque, como não podia deixar de ser, para as sessões de leitura e contos. Foram apresentadas, pelos docentes da escola, várias obras tais como: "És mesmo tu", "O cuquedo", "A casa da Mosca Fosca", "A toupeira que queria saber quem lhe fez aquilo na cabeça" e outras. A seguir à apresentação das histórias, os alunos, desde o pré-escolar ao 4ºano de escolaridade, realizavam trabalhos exploratórios daí decorrentes. Para além das sessões de leitura, as crianças da EB1 nº3 tiveram também a oportunidade de assistir e participar num recital de poesia apresentado por Afonso Dias, na tarde do dia 23.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Semana da Leitura 2011


Um pouco por todas as escolas e Jardins de Infância do Agrupamento e, em especial nas Bibliotecas escolares, realizaram-se actividades no âmbito da Semana da Leitura 2011. Houve sessões de leitura, exposição de trabalhos, apresentação de livros, recitais de poesia, teatro de fantoches, dramatizações, música, concursos, passatempos, ... À semelhança de anos anteriores, os pais e outros familiares foram convidados a participar apresentando um livro, contando uma história ou apenas a assistir às apresentações das crianças e foram muitos os que aceitaram o nosso convite. Foi uma semana muito intensa, plena de actividades muito diversas em volta dos livros e da leitura que envolveram toda a comunidade escolar, com muita alegria, cor e energia.Muito obrigada a todos os docentes, alunos, auxiliares, encarregados de educação e a todos os que tornaram possível este evento, com a sua dedicação e empenho.

Actividades apresentadas na nossa Biblioteca Escolar




quarta-feira, 23 de março de 2011

Afonso Dias na EB1 nº3


Afonso Dias esteve hoje na EB1 nº3 de Loulé e foi mais um ponto alto nesta Semana da Leitura que está a decorrer. No âmbito do projecto "A poesia está na escola e em toda a parte" apoiado pela Drealg e pela Associação de Professores de Português, Afonso Dias "vestindo de música os poemas" proporcionou-nos bons momentos de "sedução para a poesia". Afonso Dias "seduziu-nos" com poemas de Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Camões, Almada Negreiros, e muitos outros poetas. Muito obrigada em nome dos alunos e docentes da escola e esperamos pela próxima visita.



Perante a pergunta "Como será o Afonso Dias?", os alunos do 1ºB e 2ºB, turmas das professoras Carla Marques e Nélida Neves, fizeram um trabalho muito interessante que foi apresentado ao próprio e que aqui partilhamos.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Semana da Leitura 2011

21 de Março
Primavera, Florestas, Poesia e Livros!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Semana da Leitura 2011



Entre os dias 21 e 25 de Março, um pouco por todas as escolas e Jardins de de Infância do nosso agrupamento, e em especial nas Bibliotecas Escolares, irão decorrer actividades muito diversas de promoção da leitura e do livro, no âmbito de mais uma edição da Semana da Leitura.
A Semana da Leitura 2011 centra-se na relação LEITURA ENERGIAFLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade.

Teatrinho de fantoches "A Carochinha"



Teatrinho de fantoches, que o 3ºB, da EB1nº4 de Loulé, turma da professora Telma Guerreiro. O trabalho foi realizado com base no livro "A Carochinha" de Luísa Ducla Soares. Esta é a história tradicional vai servir de base a uma dramatização " Carochinha XXI" que a turma está a preparar para a Semana da Leitura. Estamos ansiosos para ver!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Semana da Leitura na Biblioteca Municipal de Loulé

A Biblioteca Municipal também aderiu à Semana da Leitura e organizou um conjunto de actividades que estão a decorrer. Ficam aqui as sugestões para um bom final de tarde ou um serão bem passado.




Carnaval na EB1nº3

O Carnaval na EB1 nº3 foi muito animado, activo e ecológico. O tema do desfile foi livre mas as máscaras tinham de ser feitas com materiais reutilizados. Com a ajuda dos pais, as crianças criaram fatos muito bonitos e imaginativos. Tal como na EB1n4, o Carnaval foi mais uma actividade que se realizou no âmbito dos projectos Eco-escolas e Escola Activa.


quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval na EB1 nº4 de loulé


O Carnaval, na EB1 nº4, foi muito colorido, animado e ACTIVO! Muitas crianças responderam ao desafio e, com a ajuda dos pais, fizeram bonitos e imaginativos fatos com materiais reutilizados como jornais, plásticos, papelão, madeira, trapos, ... . O tema era o desporto e apareceram vários disfarces muito elaborados e feitos com muita imaginação, tais como: tenistas, surfistas, esgrimistas, patinadoras, ginastas, mergulhadores, ... e até um praticante de asa delta com o respectivo equipamento, todo feito com madeira, papelão e plástico. Parabéns a todos. Foi um dia divertido e diferente.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Professor do Ano, Alexandre Costa,dá aula na EB1nº4

Os alunos do 4ºA e C, da EB1 n4, tiveram o privilégio de ter uma aula muito especial sobre "Os Astros", na Biblioteca Escolar. A aula foi especial porque quem a leccionou foi Alexandre Costa, professor de Física e Química da Escola Secundária de Loulé, distinguido com o prémio de professor do ano, pelo Ministério da Educação. A aula foi muito interessante e todos estavam muito entusiasmados. Através de apresentações, vídeos e também de experiências e demonstrações simples, o professor foi explicando diversos assuntos ligados à astronomia como o sistema solar, os planetas, as estrelas, as fases da lua, as marés, a gravidade, ... A curiosidade das crianças era muita e todos queriam fazer perguntas sobre muitas coisas tais como eclipses do sol, viagens espaciais, o "big bang", os buracos negros, outras galáxias, extraterrestres, ...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval nas Escolas

Numa terra, com tanta tradição nos festejos carnavalescos como Loulé, as nossas escolas (nº3 e nº4) não poderiam deixar de se associar a este espírito, e à semelhança de anos anteriores, os docentes titulares de turma, em articulação com as AEC, organizaram algumas actividades:
Programa do Centro Escolar EB1 nº4 - Dia 4 de Março
  • Desfile de Carnaval alusivo ao tema “Os Desportos” , com apresentação das fantasias elaboradas com materiais recicláveis (projectos Eco-escolas e Escola Activa);

  • Apresentação de um espectáculo musical, no ginásio, pelas turmas do 4º ano B/C e do 2º ano B/C no âmbito das AEC (actividades de enriquecimento curricular);

Programa do Centro Escolar EB1 nº3 - Dia 3 e 4 de Março

  • Caça ao tesouro - actividade realizada com a colaboração de um grupo de alunos do INUAF;

  • Desfile de máscaras elaboradas com materiais reutilizados (Eco-escolas)