segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia da Mãe no Centro Escolar EB1nº4


À semelhança do que aconteceu no Dia do Pai, o Centro Escolar EB1nº4, organizou actividades para comemorar o Dia da Mãe. Assim, na passada sexta-feira, muitas mães, avós e outros familiares responderam ao convite endereçado pelas professoras e vieram à escola participar num divertido peddypaper com os seus filhos, netos, sobrinhos... Em equipas, formadas por alunos, mães e professoras, tinham de realizar diferentes tarefas tais como contar as janelas da escola, dizer o apelido da funcionária e da coordenadora da BE, medir a rampa a passos, escrever o nome do agrupamento, fazer uma pintura dedicada à mãe, efectuar a soma das idades dos membros do grupo, etc . No final, todos conseguiram superar os desafios com muito entusiasmo e alegria.
Foi um dia diferente e que muitos, filhos e mães, lembrarão mais tarde. Ficam algumas fotos para ajudar...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Jornal Escolar "Notícias Cabanita"

Já saiu mais uma edição do nosso Jornal Escolar "Notícias Cabanita". Nesta edição temos notícias e fotos sobre várias actividades e projectos do nosso agrupamento tais como Dia Mundial da Árvore, Semana da Biodiversidade, Semana da Leitura, Eco-Escolas, Semana da Biodiversidade, Centenário da República, Desporto Escolar e muito mais.
Podes adquirir o jornal na Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Literacia da Informação e o Magalhães

O 3ºB do Centro Escolar EB1 nº4, turma da professora Sandra Batista, construiu o seu Álbum da Turma numa das sessões de trabalho com o computador Magalhães, na Biblioteca Escolar. A pares, os alunos iam fazendo perguntas ao colega, seguindo um guião anteriormente criado e iam preenchendo a ficha com os dados. Depois tiraram fotos com o Magalhães e inseriram na ficha. Numa outra sessão, escolheram imagens do clipArt e colaram no documento a substituir as fotos para podermos publicar o trabalho no blogue. Através desta actividade muito simples e que realizaram com muita satisfação, os alunos trabalharam várias competências na área das Literacias da Informação e também da Língua Portuguesa.




Álbum da Turma - 3ºB ok

terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S.Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca, um livro.Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
A Biblioteca escolar, à semelhança de anos anteriores, está a realizar várias actividades, ao longo desta semana, para assinalar esta data, tais como:

- "Como se faz um livro" - apresentação em ppt;

- Atribuição de Cartões de Leitor;

- Bibliopaper da Leitura;

- Diploma e prémio para o Leitor Top:

- Passatempos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

António Mota na Biblioteca Municipal


No âmbito do Programa de Promoção do Livro e da Leitura, a Biblioteca Municipal promoveu mais um encontro com um escritor e nos dias 12 e 13 de Abril, António Mota visitou algumas escolas e fez algumas sessões na Biblioteca Municipal onde participaram várias turmas, entre elas o 5ºC da nosso agrupamento. O escritor falou um pouco da sua carreira e leu excertos de algumas das suas obras, entre elas, "Pedro Alecrim" e "A casa das bengalas".

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Reportagem da Localvisão sobre PNL em Loulé



O canal de televisão Localvisão realizou uma reportagem sobre a implementação do Plano Nacional de Leitura e entrevistou as professoras bibliotecárias do nosso Agrupamento, Isilda Gonçalves e Margarida Guerreiro, que falaram um pouco sobre a forma como o Plano Nacional de Leitura é operacionalizado nas nossas salas de aula e o impacto que tem tido nas aprendizagens dos alunos e nas práticas pedagógicas dos docentes.

segunda-feira, 29 de março de 2010

J.Infância de Clareanes visita Biblioteca Escolar


A turma do J.Infância de Clareanes, acompanhada pelo educador Osvaldo Moreira e da auxiliar Ana, esteve na Biblioteca escolar para mais uma participação na Hora do Conto. Desta vez, o livro apresentado foi a "A Festa de Anos" de Luísa Ducla Soares.
Os meninos de Clareanes tinham uma bonita surpresa para oferecer à BE, um lindo painel que produziram na Semana da Leitura aquando da exploração do livro "Piggy Wiggy, o pirata". O painel já foi colocado na nossa BE. Obrigada Jardim de Infância de Clareanes.