segunda-feira, 26 de abril de 2010

Jornal Escolar "Notícias Cabanita"

Já saiu mais uma edição do nosso Jornal Escolar "Notícias Cabanita". Nesta edição temos notícias e fotos sobre várias actividades e projectos do nosso agrupamento tais como Dia Mundial da Árvore, Semana da Biodiversidade, Semana da Leitura, Eco-Escolas, Semana da Biodiversidade, Centenário da República, Desporto Escolar e muito mais.
Podes adquirir o jornal na Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Literacia da Informação e o Magalhães

O 3ºB do Centro Escolar EB1 nº4, turma da professora Sandra Batista, construiu o seu Álbum da Turma numa das sessões de trabalho com o computador Magalhães, na Biblioteca Escolar. A pares, os alunos iam fazendo perguntas ao colega, seguindo um guião anteriormente criado e iam preenchendo a ficha com os dados. Depois tiraram fotos com o Magalhães e inseriram na ficha. Numa outra sessão, escolheram imagens do clipArt e colaram no documento a substituir as fotos para podermos publicar o trabalho no blogue. Através desta actividade muito simples e que realizaram com muita satisfação, os alunos trabalharam várias competências na área das Literacias da Informação e também da Língua Portuguesa.




Álbum da Turma - 3ºB ok

terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S.Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca, um livro.Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
A Biblioteca escolar, à semelhança de anos anteriores, está a realizar várias actividades, ao longo desta semana, para assinalar esta data, tais como:

- "Como se faz um livro" - apresentação em ppt;

- Atribuição de Cartões de Leitor;

- Bibliopaper da Leitura;

- Diploma e prémio para o Leitor Top:

- Passatempos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

António Mota na Biblioteca Municipal


No âmbito do Programa de Promoção do Livro e da Leitura, a Biblioteca Municipal promoveu mais um encontro com um escritor e nos dias 12 e 13 de Abril, António Mota visitou algumas escolas e fez algumas sessões na Biblioteca Municipal onde participaram várias turmas, entre elas o 5ºC da nosso agrupamento. O escritor falou um pouco da sua carreira e leu excertos de algumas das suas obras, entre elas, "Pedro Alecrim" e "A casa das bengalas".

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Reportagem da Localvisão sobre PNL em Loulé



O canal de televisão Localvisão realizou uma reportagem sobre a implementação do Plano Nacional de Leitura e entrevistou as professoras bibliotecárias do nosso Agrupamento, Isilda Gonçalves e Margarida Guerreiro, que falaram um pouco sobre a forma como o Plano Nacional de Leitura é operacionalizado nas nossas salas de aula e o impacto que tem tido nas aprendizagens dos alunos e nas práticas pedagógicas dos docentes.

segunda-feira, 29 de março de 2010

J.Infância de Clareanes visita Biblioteca Escolar


A turma do J.Infância de Clareanes, acompanhada pelo educador Osvaldo Moreira e da auxiliar Ana, esteve na Biblioteca escolar para mais uma participação na Hora do Conto. Desta vez, o livro apresentado foi a "A Festa de Anos" de Luísa Ducla Soares.
Os meninos de Clareanes tinham uma bonita surpresa para oferecer à BE, um lindo painel que produziram na Semana da Leitura aquando da exploração do livro "Piggy Wiggy, o pirata". O painel já foi colocado na nossa BE. Obrigada Jardim de Infância de Clareanes.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Árvore






Comemorou-se a 21 de Março, o Dia Mundial da Árvore. Para assinalar esta importante data, tiveram lugar, nos dias 16 e 22 de Março, na E.B.2,3 Padre Cabanita, actividades no âmbito do projecto Eco-escolas, em articulação com as comemorações do Centenário da República. Dessas actividades destacamos:

- Exposição de trabalhos dos alunos;

- Plantação da “Árvore da República”;

- Entoação do Hino Nacional junto à Árvore da República;

- Declamação de poemas alusivos à República;
- Plantação de várias árvores de fruto: amendoeiras, laranjeiras, oliveiras, …

- Inauguração do “Pomar Algarvio” e do “Canteiro das Ervas Aromáticas”;

-Cerimónia na Biblioteca Escolar: Canções alusivas ao ambiente e oferta de t-shirts aos alunos participantes.

As comemorações do Dia Mundial da Árvore contaram com a presença do vereador do Ambiente, Dr. Anibal Moreno e da Eng. Maria de Deus da Câmara Municipal de Loulé e do Órgão de Gestão do Agrupamento.

O evento foi organizado e dinamizado pela Equipa do Eco-escolas e destacamos o trabalho e a organização das professoras Vitória Moreira, coordenadora do projecto Eco-escolas e Cristina Filipe, coordenadora do Núcleo de Projectos. Gostaríamos ainda de realçar a participação dos alunos e docentes do CEF de Jardinagem, Eng. Verónica Sousa e Luísa Luís, do 5ºB que cantou o Hino Nacional e a professora Paula Ferrão que os conduziu, grupo disciplinar de E.V.T, em especial professora Maria José Vasques e os seus alunos que fizeram a placa da Árvore da República e os trabalhos do dia da árvore, expostos na entrada da escola, o grupo de alunos que cantaram as canções: Na escola, Primavera e Reciclagem, na cerimónia da Biblioteca Escolar. Enfim, parabéns e um bem haja a todos os que com o seu trabalho e empenho permitiram a realização deste evento.