domingo, 7 de março de 2010

Semana da Leitura - Visita de José Fanha


No âmbito da Semana da Leitura, a Biblioteca Municipal convidou o escritor e poeta José Fanha que, acompanhado pela Regina Oliveira, andou pela cidade a declamar poesia. Na quarta-feira, dia 3, tivemos a agradável surpresa de receber o poeta na EB1/JI nº3 e também na nossa Biblioteca Escolar. José Fanha, com a sua habitual e cativante forma de comunicar, fez as delícias de miúdos e graúdos com as histórias e os poemas que declamou.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Semana da Leitura - " Um Amigo Especial"


As professores Carla Pais e Diana Leite da Equipa de Ensino Especial, também quiseram colaborar na Semana da Leitura e, juntamente com a psicóloga Liliana Carvalho, criaram a história "Um amigo especial" que têm estado apresentar, através de um teatrinho de fantoches, a todas as turmas do Centro Escolar nº4 . Trata-se de uma pequena história passada numa escola e em que uma das personagens, o Joãozinho, é deficiente motor. A apresentação tem tido uma boa receptividade por parte dos alunos e, através da exploração que as autoras fazem no final da peça, nota-se que as crianças apreenderam a importante mensagem que se pretendia fazer passar.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Semana da Leitura - Visita de Afonso Dias

Afonso Dias esteve na Biblioteca Escolar EB1nº4 e foi mais um ponto alto nesta Semana da Leitura que está a decorrer. No âmbito do projecto "A poesia está na escola e em toda a parte" apoiado pela Drealg e pela Associação de Professores de Português, Afonso Dias "vestindo de música os poemas" proporcionou-nos bons momentos de "sedução para a poesia". Foi uma manhã muito agradável em que as crianças, mesmo aquelas que ainda não descobriram a beleza que se esconde num poema, estiveram atentas, participativas e penso que muitas delas ficaram mais despertas para a poesia. Afonso Dias "seduziu-nos" com poemas de Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Camões, Almada Negreiros, e muitos outros poetas. Muito obrigada em nome dos alunos e docentes da nossa escola e esperamos pela próxima visita.

Semana da Leitura - Actividades das AECs




No Centro Escolar EB1/JI nº4 de Loulé, a Semana da Leitura "arrancou" com as actividades que os docentes das AECs (Actividades de Enriquecimento Curricular) prepararam com os seus alunos. Os professores Patrícia Cabrita, Liliana Neto, Regina Cavaco, Samuel Teiga e Carlos Cabrita apresentaram-nos as dramatizações das histórias "My cats likes to hide in boxes" e "Elmer, the elephant"; foram actividades muito interessantes e muito bem conseguidas, em que os docentes conseguiram trabalhar de forma articulada e interligando as várias áreas que leccionam. Os alunos construiram adereços, dramatizaram a história em inglês, cantaram e dançaram. A assistir estavam duas turmas do 4ºano e da escola sede veio o 5ºB que também participou apresentando uma canção tradicional portuguesa, actividade orientada pela professora de Educação Musical, Paula Ferrão. A coordenadora do Departamento de Línguas, professora Eulália Duarte também esteve presente. Foi mais uma das actividades em que houve articulação entre os vários ciclos e as AECs.

terça-feira, 2 de março de 2010

Lídia Jorge na EB1nº3 de Loulé



No âmbito da Semana da Leitura, Lídia Jorge esteve no Centro Escolar EB/JI nº3 de Loulé e proporcionou-nos um serão muito agradável e, para muitos, inesquecível. Na sala polivalente havia muitas crianças acompanhadas pelos familiares e professores que esperavam ansiosos para conhecer Lídia Jorge. A sessão teve início com a canção "Os livros", apresentada pelos alunos que frequentam as AECs. De seguida, a conhecida escritora encantou todos os presentes com a sua simplicidade e simpatia respondendo às muitas perguntas que os nossos alunos lhe colocaram; falou-nos da sua infância, da sua carreira, da sua obra, dos seus animais preferidos, ... . Enfim, a curiosidade das nossas crianças era muita e era vê-los de deditos espetados no ar querendo saber mais sobre a escritora. No final, Lídia Jorge deu uma sessão de autógrafos. Em cada livro, a autora escrevia uma dedicatória especial que acompanhava com um sorriso.
A escritora gostou imenso dos trabalhos que os alunos fizeram sobre o seu livro "O grande voo do pardal" e destacou a simpatia e a forma acolhedora com que todos a receberam na EB1 nº3, que como todos nós sabemos é hábito da coordenadora da escola, professora Adérita Tomás e todo o corpo docente daquele estabelecimento. Um grande bem-haja para todos, docentes, alunos e auxiliares, que tornaram possível este agradável final de tarde com Lídia Jorge.



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lídia Jorge na EB1/JI nº3 de loulé




No âmbito da Semana da Leitura, o Centro Escolar EB1/JI nº3 de Loulé, em colaboração com a Biblioteca escolar, organizou um Encontro com a escritora Lídia Jorge, que terá lugar no dia 1 de Março, a partir das 18.30. As turmas exploraram a obra "O grande voo do pardal" e irão apresentar alguns dos seus trabalhos.
Gostaríamos muito de poder contar com a vossa presença.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Semana da Leitura 2010


A Semana da Leitura 2010 decorrerá entre os dias 1 e 5 de Março. À semelhança de anos anteriores haverá actividades a decorrer em todas as escolas e BEs do agrupamento das quais destacamos:
-Exposição de trabalhos feitos no âmbito do PNL;
-Recitais de poesia;
-Dramatizações,
-Teatrinho de Fantoches;
-Encontros com escritores;
-Música e dança;
-Leituras a pares (alunos/pais, alunos/avós, alunos/professores, ...);
-Apresentação de livros do PNL;
-Passatempos e concursos;
...

Programa da Semana da Leitura