quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Hora do Conto na BE


Na Hora do Conto estamos a apresentar, aos mais pequenos, o livro "A Zebra Camila" de Marisa Núnez e Oscar Vilán, publicado pela Kalandraka.
Várias turmas do Pré-escolar e do 1ºe 2º ano de escolaridade já estiveram na nossa biblioteca a ouvir a história da pequena zebra Camila a quem um dia "o vento bandido esfarrapou o vestido". As crianças têm oportunidade de participar activamente na história que é contada com a ajuda de um painel onde vão sendo retirados ou colados diferentes adereços de acordo com o decorrer da acção.
É uma história ternurenta e engraçada onde se realçam valores como a amizade e a importância dos amigos.
Os professores levam ainda um conjunto de fichas com actividades lúdicas sobre a história que os alunos poderão realizar na sala de aula.
Queres ouvir a história da zebra Camila? Então pede à tua professora e vem participar na Hora do Conto.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"O Espantalho Enamorado"



No âmbito do Plano Nacional de Leitura, o 3ºA e o 3ºB, turmas das professoras Ana Bela Teixeira e Sandra Batista, tendo em conta o Dia dos Namorados que se aproxima, exploraram a obra "O Espantalho Enamorado" de Guido Visconti e fizeram trabalhos muito interessantes. O 3ºA construiu o casal de espantalhos Gustavo e Amélia, personagens principais da história e o 3ºB fez um reconto da história em verso.

Não conhecem o Gustavo e a Amélia? Então leiam o livro, inspirem-se no casal de apaixonados Gustavo e Amélia, escrevam bonitas mensagens e coloquem na caixinha do "Correio do Amor" que está na Biblioteca Escolar.

Espantalho enamorado - Reconto em verso

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dia de S.Valentim

O Dia de S.Valentim, também conhecido por Dia dos Namorados, comemora-se no próximo domingo, dia 14 de Fevereiro. Se quiseres enviar uma bonita carta de amor à tua amiguinha ou amigo especial, vem à Biblioteca Escolar e coloca-a na caixinha do "Correio do Amor".

Sabes por que se comemora o Dia dos Namorados a 14 de Fevereiro? Não?
Então, podes pesquisar sobre o tema, escrever um bonito texto com as informações recolhidas e enviá-lo para a Biblioteca escolar por e-mail; o nosso endereço é: bibloule4@gmail.com

Participa! O texto mais completo e melhor elaborado será publicado no blogue da biblioteca escolar.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Concurso "Cartões de Natal Ecológicos"

Painel com os "cartões finalistas"
Divulgámos, hoje, Dia de Reis, os resultados do concurso "Cartões de Natal Ecológicos". A escolha foi difícil pois havia muitos trabalhos bonitos e sobretudo feitos com muita imaginação e criatividade. De entre os muitos cartões recebidos, o júri seleccionou os 30 finalistas e foram depois apurados os três melhores de cada escalão.

Pré-escolar:

1º Prémio - Sala 1 (J.Infância de Querença - Educ. Isabel Ladeira)

1º Ciclo - Esc. A (1º e 2º ano):
1ºPrémio - Gonçalo Montes (EB1 de Poço Novo - Prof. Susana Neto)
2ºPrémio - Cátia Botelho (C.Escolar EB1 nº4 - Prof. Sílvia Bartolomeu)
3º Prémio - Tomás Santos (EB1 de Poço Novo - Prof. Susana Neto)
1º Ciclo - Esc. B (3º e 4ºano)
1º Prémio - Rafael Nobre (C.Escolar EB1 nº4 - Prof. Carla Ribeiro)
2º Prémio - Gonçalo Sousa (C.Escolar EB1 nº4 - Prof. Sandra Batista)
3º Prémio - João Machado (C:Escolar EB1 nº4 - Prof. Ana Passos)

Parabéns aos professores e alunos que participaram, em especial aos autores dos trabalhos premiados. Bem hajam e bom Dia de Reis.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cartões de Natal Ecológicos


A criatividade das nossas crianças superou as nossas expectativas! Surgiram cartões de Natal muito bonitos e imaginativos. As crianças usaram apenas materiais naturais e reutilizados tais como: cortiça, sementes, palhinhas, papel e fitas de embrulho, papéis de rebuçados, embalagens de leite e sumos, caricas, palhinhas, paus de fósforo, ráfia, fios de lã, tecido, guardanapos decorativos, ...
Vai ser muito complicado apurar os vencedores!Os resultados serão divulgados a 6 de Janeiro, Dia de Reis.
Feliz Natal e boas férias para todos, são os desejos da equipa da BECRE.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Festa de Natal

Na passada 2ªfeira, teve lugar, no Centro Paroquial, uma bonita Festa de Natal. Participaram no evento os alunos do Jardim de Infância do Centro Escolar nº4 e da EB1/JI de Clareanes . Os protagonistas eram "pequenos" mas tudo o resto foi "em grande"! Houve muita música, canções e poesia. O espectáculo foi apresentado pela educadora Cristina Filipe, do Orgão de Gestão, e por algumas crianças que a ajudaram nessa tarefa. A sala estava cheia com muitos pais, irmãos, avós e outros familiares dos alunos que não quiseram perder esta bonita festa. Depois do espectáculo houve uma bela surpresa! O Pai Natal apareceu carregado de prendinhas para os meninos.
A festa terminou com um animado almoço/convívio para todos os presentes.
Parabéns aos alunos, educadoras, animadoras, auxiliares e a todos os que colaboraram e tornaram possível esta festa.
Um Feliz Natal e bem-hajam.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Hora do Conto "O Natal nas Asas do Arco-íris"



É Natal! A magia, a cor e a alegria andam no ar e no coração das crianças que anseiam pela chegada do Pai Natal e outras delícias desta quadra festiva!
Mas na cidade cinzenta não é assim! Ariela, uma pequena fada muito bonita, de asas transparentes, fica curiosa e preocupada quando sabe da existência de uma cidade cinzenta.O que irá Ariela fazer para devolver a cor e a alegria à cidade cinzenta? Como irá ser o Natal das crianças?
Vem ouvir a história "O Natal nas Asas do Arco-íris" na tua Biblioteca Escolar e ficarás a conhecer a fada Ariela e ainda como vai ser o Natal na cidade cinzenta.
No final, como actividade decorrente da história, podes participar num atelier de expressão plástica e construir, com papel,cola, brilhantes, tintas coloridas, alguma imaginação e muita alegria, uma pequena Ariela.