quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"O Espantalho Enamorado"



No âmbito do Plano Nacional de Leitura, o 3ºA e o 3ºB, turmas das professoras Ana Bela Teixeira e Sandra Batista, tendo em conta o Dia dos Namorados que se aproxima, exploraram a obra "O Espantalho Enamorado" de Guido Visconti e fizeram trabalhos muito interessantes. O 3ºA construiu o casal de espantalhos Gustavo e Amélia, personagens principais da história e o 3ºB fez um reconto da história em verso.

Não conhecem o Gustavo e a Amélia? Então leiam o livro, inspirem-se no casal de apaixonados Gustavo e Amélia, escrevam bonitas mensagens e coloquem na caixinha do "Correio do Amor" que está na Biblioteca Escolar.

Espantalho enamorado - Reconto em verso

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dia de S.Valentim

O Dia de S.Valentim, também conhecido por Dia dos Namorados, comemora-se no próximo domingo, dia 14 de Fevereiro. Se quiseres enviar uma bonita carta de amor à tua amiguinha ou amigo especial, vem à Biblioteca Escolar e coloca-a na caixinha do "Correio do Amor".

Sabes por que se comemora o Dia dos Namorados a 14 de Fevereiro? Não?
Então, podes pesquisar sobre o tema, escrever um bonito texto com as informações recolhidas e enviá-lo para a Biblioteca escolar por e-mail; o nosso endereço é: bibloule4@gmail.com

Participa! O texto mais completo e melhor elaborado será publicado no blogue da biblioteca escolar.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Concurso "Cartões de Natal Ecológicos"

Painel com os "cartões finalistas"
Divulgámos, hoje, Dia de Reis, os resultados do concurso "Cartões de Natal Ecológicos". A escolha foi difícil pois havia muitos trabalhos bonitos e sobretudo feitos com muita imaginação e criatividade. De entre os muitos cartões recebidos, o júri seleccionou os 30 finalistas e foram depois apurados os três melhores de cada escalão.

Pré-escolar:

1º Prémio - Sala 1 (J.Infância de Querença - Educ. Isabel Ladeira)

1º Ciclo - Esc. A (1º e 2º ano):
1ºPrémio - Gonçalo Montes (EB1 de Poço Novo - Prof. Susana Neto)
2ºPrémio - Cátia Botelho (C.Escolar EB1 nº4 - Prof. Sílvia Bartolomeu)
3º Prémio - Tomás Santos (EB1 de Poço Novo - Prof. Susana Neto)
1º Ciclo - Esc. B (3º e 4ºano)
1º Prémio - Rafael Nobre (C.Escolar EB1 nº4 - Prof. Carla Ribeiro)
2º Prémio - Gonçalo Sousa (C.Escolar EB1 nº4 - Prof. Sandra Batista)
3º Prémio - João Machado (C:Escolar EB1 nº4 - Prof. Ana Passos)

Parabéns aos professores e alunos que participaram, em especial aos autores dos trabalhos premiados. Bem hajam e bom Dia de Reis.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cartões de Natal Ecológicos


A criatividade das nossas crianças superou as nossas expectativas! Surgiram cartões de Natal muito bonitos e imaginativos. As crianças usaram apenas materiais naturais e reutilizados tais como: cortiça, sementes, palhinhas, papel e fitas de embrulho, papéis de rebuçados, embalagens de leite e sumos, caricas, palhinhas, paus de fósforo, ráfia, fios de lã, tecido, guardanapos decorativos, ...
Vai ser muito complicado apurar os vencedores!Os resultados serão divulgados a 6 de Janeiro, Dia de Reis.
Feliz Natal e boas férias para todos, são os desejos da equipa da BECRE.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Festa de Natal

Na passada 2ªfeira, teve lugar, no Centro Paroquial, uma bonita Festa de Natal. Participaram no evento os alunos do Jardim de Infância do Centro Escolar nº4 e da EB1/JI de Clareanes . Os protagonistas eram "pequenos" mas tudo o resto foi "em grande"! Houve muita música, canções e poesia. O espectáculo foi apresentado pela educadora Cristina Filipe, do Orgão de Gestão, e por algumas crianças que a ajudaram nessa tarefa. A sala estava cheia com muitos pais, irmãos, avós e outros familiares dos alunos que não quiseram perder esta bonita festa. Depois do espectáculo houve uma bela surpresa! O Pai Natal apareceu carregado de prendinhas para os meninos.
A festa terminou com um animado almoço/convívio para todos os presentes.
Parabéns aos alunos, educadoras, animadoras, auxiliares e a todos os que colaboraram e tornaram possível esta festa.
Um Feliz Natal e bem-hajam.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Hora do Conto "O Natal nas Asas do Arco-íris"



É Natal! A magia, a cor e a alegria andam no ar e no coração das crianças que anseiam pela chegada do Pai Natal e outras delícias desta quadra festiva!
Mas na cidade cinzenta não é assim! Ariela, uma pequena fada muito bonita, de asas transparentes, fica curiosa e preocupada quando sabe da existência de uma cidade cinzenta.O que irá Ariela fazer para devolver a cor e a alegria à cidade cinzenta? Como irá ser o Natal das crianças?
Vem ouvir a história "O Natal nas Asas do Arco-íris" na tua Biblioteca Escolar e ficarás a conhecer a fada Ariela e ainda como vai ser o Natal na cidade cinzenta.
No final, como actividade decorrente da história, podes participar num atelier de expressão plástica e construir, com papel,cola, brilhantes, tintas coloridas, alguma imaginação e muita alegria, uma pequena Ariela.




sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

António Torrado visita a nossa Biblioteca Escolar



No passado dia 9 de Dezembro fomos ao encontro de António Torrado na Biblioteca do Centro Escolar nº4.
Uma vez que temos horários duplos, houve duas sessões, uma de manhã e outra de tarde. Em ambas, o escritor falou um pouco acerca do seu percurso de vida e contou, aos alunos, as histórias “O espelho” e “Grande notícia”, que deliciaram todos os presentes! Afinal, não é todos os dias que temos a oportunidade de estar na presença de um escritor tão querido de todos e de ouvir, do mesmo, as histórias!...
Os alunos puderam, ainda, fazer perguntas ao escritor e este respondeu com todo o agrado.
Em ambas as sessões os alunos dos 3º e 4º anos apresentaram quadras e poemas feitos a partir dos livros trabalhados na sala de aula. A turma do 1º ano preparou um cartaz com o resuma da história “O macaco do rabo cortado”. As turmas do 2º ano apresentaram, respectivamente, uma compilação de desenhos e uma canção!
Foi muito divertido!
No final, António Torrado autografou os livros dos meninos e regressámos à escola, felizes por termos conhecido este ser humano tão especial!