- Apresentação das histórias "O Nuno escapa à gripe A" e "Eu lavo as minhas mãos", da Biblioteca de Livros Digitais;
- Desenhos alusivos ao tema;
- Exposição de trabalhos dos alunos;
- Cartazes sobre a temática.
Brevemente serão lançados dois desafios aos alunos do 1º ciclo, que consistem na elaboração de um folheto informativo e a criação de uma história em BD sobre a temática da Gripe A.
A Biblioteca Escolar funciona na E.B.1 nº4 de Loulé que pertence ao Agrupamento Vertical de Escolas Padre João Coelho Cabanita.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Prevenção da Gripe A
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Centenário da República
Comemora-se em 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República em Portugal. O Ministério da Educação através do Plano Nacional de Leitura , da Rede de Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, e da Secretaria-Geral em articulação com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República propôs a todos os agrupamentos e escolas que, durante o ano lectivo 2009-2010, se envolvem nestas comemorações.Trata-se ainda de uma oportunidade para aprofundar com os nossos alunos os valores e o ideário republicanos, em especial no que diz respeito à participação social e política e à promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal. No nosso agrupamento, as Comemorações do Centenário da República irão iniciar-se na Biblioteca da escola sede já dia 2 de Outubro, com o encontro “A implantação da República em Loulé” pelo Eng. Luís Guerreiro, no qual participarão alunos do 6º ano e do 9º ano. No 1ºciclo, as turmas do 4ºano terão oportunidade de assistir, na Biblioteca Escolar, a uma apresentação em powerpoint sobre a Implantação da República, fazer pesquisas on-line e consultar sites sobre a temática. Haverá ainda actividades lúdicas e pintura de desenhos alusivos ao tema.
Sítios de interesse sobre a temática:
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Inauguração das novas instalações do Jardim de Infância nº1
No Centro Escolar EB1/J.I nº4 de Loulé, o novo ano lectivo arrancou de forma festiva, no dia 14 de Setembro, com a inauguração das novas instalações do Jardim de Infância nº1. Estiveram presentes na cerimónia, Dr Luís Correia, Director Regional de Educação, Dr Seruca Emídio, Presidente da Câmara Municipal, professores Manuel Alves e Jacinto Colaço, respectivamente, Director e Subdirector do Agrupamento Pde João Coelho Cabanita, professores Jorge Paulo, Cristina Filipe e Isabel Reis, adjuntos do Órgão de Gestão, João Paulo Mendes, Presidente da Associação de Pais, professora Celíssia Pinguinha, Coordenadora do Centro Escolar, docentes, alunos e seus encarregados de educação.
As novas instalações foram inauguradas com missa, celebrada pelo Padre António Freitas e discursos proferidos pelas individualidades presentes. Seguiu-se o descerramento da placa e uma visita pelas diferentes salas e espaços do novo edifício, muito mais bonito e funcional que o anterior. Felizes, as funcionárias e educadoras Paula Fangueiro, Fátima Duarte e Helena Valverde recebiam crianças, familiares e convidados, mostrando os diferentes espaços e funcionalidades das novas instalações.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Projecto «Ler+, agir contra a Gripe»

No quadro geral da acção global contra a pandemia, através do Projecto “LER+,agir contra a gripe”, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura associam-se à luta contra a Gripe A, fornecendo informações e disponibilizando materiais e recursos em vários suportes. Assim, na tua Biblioteca Escolar poderás encontrar uma selecção de livros e outros materiais onde poderás obter informações sobre a Gripe A.
Deixamos algumas sugestões de sites, vídeos e livros sobre a temática da GripeA e que te poderão ser úteis.
Na Biblioteca Digital poderás encontrar, entre muitos outros, os livros "O Nuno escapa à gripe A" e "Lavo as minhas mãos"
Sítios de interesse sobre a temática da gripeA
http://www.cienciahoje.pt/files/33/33469.pdf
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea
http://www.wook.pt/ficha/constipacoes-e-gripes/a/id/97348/filter/
http://www.wook.pt/ficha/pandemia-de-gripe/a/id/2081046/filter/
http://static.publico.clix.pt/docs/gripeA.pdf
http://www.wook.pt/ficha/primeiros-socorros-para-pais/a/id/170098/filter/
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea
http://www.wook.pt/ficha/constipacoes-e-gripes/a/id/97348/filter/
http://www.wook.pt/ficha/pandemia-de-gripe/a/id/2081046/filter/
http://static.publico.clix.pt/docs/gripeA.pdf
http://www.wook.pt/ficha/primeiros-socorros-para-pais/a/id/170098/filter/
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
O papel do Professor Bibliotecário
Dra Teresa Calçada, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, apresenta-nos um vídeo com esclarecimentos acerca do papel e da importância do Professor Bibliotecário no seio da escola e da comunidade educativa onde se insere.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
O computador Magalhães na Biblioteca Escolar
A Biblioteca Escolar, em colaboração com as docentes titulares de turma, tem dinamizado sessões de trabalho com o computador Magalhães. De entre as actividades realizadas destacamos o Bibliopaper da Leitura e as apresentações das visitas de estudo em photostory. Com a realização destas actividades pretendemos promover a utilização do computador Magalhães em contexto escolar e o desenvolvimento de competências na área das novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Os alunos gostaram desta experiência nova, a de trabalhar, na escola, com "o seu computador Magalhães". Escolhemos a Biblioteca Escolar pois neste espaço temos acesso à internet sem fios e desta forma os alunos puderam fazer pesquisas e outros trabalhos interessantes. Foi apenas a primeira experiência com o Magalhães como ferramenta de trabalho mas com certeza não será a última.
Sopalândia 2009 - Festa da Sopa
Centenas de crianças e familiares participaram, no dia 10 de Junho, na Festa da Sopa 2009. A avenida da República, junto ao Mercado Municipal, foi encerrada ao trânsito para a realização de mais um este evento no âmbito do projecto "Sopalândia". Esta é uma iniciativa promovida e dinamizada pelo Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Escola Secundária de Loulé, Agrup. Eng. Duarte Pacheco, Agrup. D.Dinis de Quarteira, Centro de Saúde e autarquia. O projecto "Sopalândia", que vai já na sua 5ª edição, tem como objectivos promover os bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável. Ao longo do ano lectivo muitos foram os eventos realizados no âmbito deste projecto, tais como sessões de informação e actividades desportivas.
Na Festa da Sopa, da passada quarta-feira, houve muitas actividades diversificadas, das quais destacamos:
-Exposição de fotografias e trabalhos;
-Oficinas temáticas de trabalhos manuais;
-Oficina de sumos;
-Animação de rua;
-Espectáculo: música e poesia;
-Degustação de sopas.
Parabéns e obrigada a todos os que tornaram possível esta festa, em especial à equipa dinamizadora, professores, alunos, pais e funcionários das escolas. Um muito obrigada também à Câmara Municipal que tem apoiado este projecto desde o seu início.
Na Festa da Sopa, da passada quarta-feira, houve muitas actividades diversificadas, das quais destacamos:
-Exposição de fotografias e trabalhos;
-Oficinas temáticas de trabalhos manuais;
-Oficina de sumos;
-Animação de rua;
-Espectáculo: música e poesia;
-Degustação de sopas.
Parabéns e obrigada a todos os que tornaram possível esta festa, em especial à equipa dinamizadora, professores, alunos, pais e funcionários das escolas. Um muito obrigada também à Câmara Municipal que tem apoiado este projecto desde o seu início.
Subscrever:
Mensagens (Atom)