terça-feira, 29 de setembro de 2009

Centenário da República

Comemora-se em 5 de Outubro de 2010 o primeiro centenário da implantação da República em Portugal. O Ministério da Educação através do Plano Nacional de Leitura , da Rede de Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, e da Secretaria-Geral em articulação com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República propôs a todos os agrupamentos e escolas que, durante o ano lectivo 2009-2010, se envolvem nestas comemorações.Trata-se ainda de uma oportunidade para aprofundar com os nossos alunos os valores e o ideário republicanos, em especial no que diz respeito à participação social e política e à promoção do progresso social, económico e cultural de Portugal.
No nosso agrupamento, as Comemorações do Centenário da República irão iniciar-se na Biblioteca da escola sede já dia 2 de Outubro, com o encontro “A implantação da República em Loulé” pelo Eng. Luís Guerreiro, no qual participarão alunos do 6º ano e do 9º ano. No 1ºciclo, as turmas do 4ºano terão oportunidade de assistir, na Biblioteca Escolar, a uma apresentação em powerpoint sobre a Implantação da República, fazer pesquisas on-line e consultar sites sobre a temática. Haverá ainda actividades lúdicas e pintura de desenhos alusivos ao tema.

Sítios de interesse sobre a temática:


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Inauguração das novas instalações do Jardim de Infância nº1


No Centro Escolar EB1/J.I nº4 de Loulé, o novo ano lectivo arrancou de forma festiva, no dia 14 de Setembro, com a inauguração das novas instalações do Jardim de Infância nº1. Estiveram presentes na cerimónia, Dr Luís Correia, Director Regional de Educação, Dr Seruca Emídio, Presidente da Câmara Municipal, professores Manuel Alves e Jacinto Colaço, respectivamente, Director e Subdirector do Agrupamento Pde João Coelho Cabanita, professores Jorge Paulo, Cristina Filipe e Isabel Reis, adjuntos do Órgão de Gestão, João Paulo Mendes, Presidente da Associação de Pais, professora Celíssia Pinguinha, Coordenadora do Centro Escolar, docentes, alunos e seus encarregados de educação.
As novas instalações foram inauguradas com missa, celebrada pelo Padre António Freitas e discursos proferidos pelas individualidades presentes. Seguiu-se o descerramento da placa e uma visita pelas diferentes salas e espaços do novo edifício, muito mais bonito e funcional que o anterior. Felizes, as funcionárias e educadoras Paula Fangueiro, Fátima Duarte e Helena Valverde recebiam crianças, familiares e convidados, mostrando os diferentes espaços e funcionalidades das novas instalações.




terça-feira, 15 de setembro de 2009

Projecto «Ler+, agir contra a Gripe»



No quadro geral da acção global contra a pandemia, através do Projecto “LER+,agir contra a gripe”, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura associam-se à luta contra a Gripe A, fornecendo informações e disponibilizando materiais e recursos em vários suportes. Assim, na tua Biblioteca Escolar poderás encontrar uma selecção de livros e outros materiais onde poderás obter informações sobre a Gripe A.
Deixamos algumas sugestões de sites, vídeos e livros sobre a temática da GripeA e que te poderão ser úteis.
Na Biblioteca Digital poderás encontrar, entre muitos outros, os livros "O Nuno escapa à gripe A" e "Lavo as minhas mãos"
Sítios de interesse sobre a temática da gripeA

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O papel do Professor Bibliotecário

Dra Teresa Calçada, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, apresenta-nos um vídeo com esclarecimentos acerca do papel e da importância do Professor Bibliotecário no seio da escola e da comunidade educativa onde se insere.


segunda-feira, 15 de junho de 2009

O computador Magalhães na Biblioteca Escolar



A Biblioteca Escolar, em colaboração com as docentes titulares de turma, tem dinamizado sessões de trabalho com o computador Magalhães. De entre as actividades realizadas destacamos o Bibliopaper da Leitura e as apresentações das visitas de estudo em photostory. Com a realização destas actividades pretendemos promover a utilização do computador Magalhães em contexto escolar e o desenvolvimento de competências na área das novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Os alunos gostaram desta experiência nova, a de trabalhar, na escola, com "o seu computador Magalhães". Escolhemos a Biblioteca Escolar pois neste espaço temos acesso à internet sem fios e desta forma os alunos puderam fazer pesquisas e outros trabalhos interessantes. Foi apenas a primeira experiência com o Magalhães como ferramenta de trabalho mas com certeza não será a última.

Sopalândia 2009 - Festa da Sopa


Centenas de crianças e familiares participaram, no dia 10 de Junho, na Festa da Sopa 2009. A avenida da República, junto ao Mercado Municipal, foi encerrada ao trânsito para a realização de mais um este evento no âmbito do projecto "Sopalândia". Esta é uma iniciativa promovida e dinamizada pelo Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Escola Secundária de Loulé, Agrup. Eng. Duarte Pacheco, Agrup. D.Dinis de Quarteira, Centro de Saúde e autarquia. O projecto "Sopalândia", que vai já na sua 5ª edição, tem como objectivos promover os bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável. Ao longo do ano lectivo muitos foram os eventos realizados no âmbito deste projecto, tais como sessões de informação e actividades desportivas.
Na Festa da Sopa, da passada quarta-feira, houve muitas actividades diversificadas, das quais destacamos:
-Exposição de fotografias e trabalhos;
-Oficinas temáticas de trabalhos manuais;
-Oficina de sumos;
-Animação de rua;
-Espectáculo: música e poesia;
-Degustação de sopas.
Parabéns e obrigada a todos os que tornaram possível esta festa, em especial à equipa dinamizadora, professores, alunos, pais e funcionários das escolas. Um muito obrigada também à Câmara Municipal que tem apoiado este projecto desde o seu início.
.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dia Eco-escolas


Prospere de forma sustentável,
mude o mundo,
pense no planeta Terra.


No passado dia 29 de Maio, teve lugar, na E.B.2,3 Padre João Coelho Cabanita, o Dia Eco-escolas. Do Pré-escolar ao 3ºciclo, ao longo do dia, várias turmas do agrupamento foram passando pela escola sede para participar nas diversas actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto "Eco-escolas", das quais destacamos:

-Colocação de cartazes apelando à reciclagem (Pré e 1º ciclo);

-Exposição dos Eco-códigos (Pré e 1º ciclo);

-Inauguração das novas áreas jardinadas pelos alunos CEF;

-Transplantação e rega dos girassóis;

-Apresentação do carrinho movido a energia solar (CEF de electricidade);

-Eco-lanche: Maçãs assadas em fornos solares;

-Desfile de "t-shirts" pintadas pelos alunos com motivos e slogans.

-Jogos ao ar livre;

-Ateliês de desenho e pintura.