segunda-feira, 15 de junho de 2009

O computador Magalhães na Biblioteca Escolar



A Biblioteca Escolar, em colaboração com as docentes titulares de turma, tem dinamizado sessões de trabalho com o computador Magalhães. De entre as actividades realizadas destacamos o Bibliopaper da Leitura e as apresentações das visitas de estudo em photostory. Com a realização destas actividades pretendemos promover a utilização do computador Magalhães em contexto escolar e o desenvolvimento de competências na área das novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Os alunos gostaram desta experiência nova, a de trabalhar, na escola, com "o seu computador Magalhães". Escolhemos a Biblioteca Escolar pois neste espaço temos acesso à internet sem fios e desta forma os alunos puderam fazer pesquisas e outros trabalhos interessantes. Foi apenas a primeira experiência com o Magalhães como ferramenta de trabalho mas com certeza não será a última.

Sopalândia 2009 - Festa da Sopa


Centenas de crianças e familiares participaram, no dia 10 de Junho, na Festa da Sopa 2009. A avenida da República, junto ao Mercado Municipal, foi encerrada ao trânsito para a realização de mais um este evento no âmbito do projecto "Sopalândia". Esta é uma iniciativa promovida e dinamizada pelo Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Escola Secundária de Loulé, Agrup. Eng. Duarte Pacheco, Agrup. D.Dinis de Quarteira, Centro de Saúde e autarquia. O projecto "Sopalândia", que vai já na sua 5ª edição, tem como objectivos promover os bons hábitos alimentares e um estilo de vida saudável. Ao longo do ano lectivo muitos foram os eventos realizados no âmbito deste projecto, tais como sessões de informação e actividades desportivas.
Na Festa da Sopa, da passada quarta-feira, houve muitas actividades diversificadas, das quais destacamos:
-Exposição de fotografias e trabalhos;
-Oficinas temáticas de trabalhos manuais;
-Oficina de sumos;
-Animação de rua;
-Espectáculo: música e poesia;
-Degustação de sopas.
Parabéns e obrigada a todos os que tornaram possível esta festa, em especial à equipa dinamizadora, professores, alunos, pais e funcionários das escolas. Um muito obrigada também à Câmara Municipal que tem apoiado este projecto desde o seu início.
.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dia Eco-escolas


Prospere de forma sustentável,
mude o mundo,
pense no planeta Terra.


No passado dia 29 de Maio, teve lugar, na E.B.2,3 Padre João Coelho Cabanita, o Dia Eco-escolas. Do Pré-escolar ao 3ºciclo, ao longo do dia, várias turmas do agrupamento foram passando pela escola sede para participar nas diversas actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto "Eco-escolas", das quais destacamos:

-Colocação de cartazes apelando à reciclagem (Pré e 1º ciclo);

-Exposição dos Eco-códigos (Pré e 1º ciclo);

-Inauguração das novas áreas jardinadas pelos alunos CEF;

-Transplantação e rega dos girassóis;

-Apresentação do carrinho movido a energia solar (CEF de electricidade);

-Eco-lanche: Maçãs assadas em fornos solares;

-Desfile de "t-shirts" pintadas pelos alunos com motivos e slogans.

-Jogos ao ar livre;

-Ateliês de desenho e pintura.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

1 de junho - Dia Mundial da Criança

Direitos da Criança Direitos da Criança isigoncalves Apresentação sobre os Direitos das Crianças

terça-feira, 12 de maio de 2009

Teatro "O gato Malhado e a andorinha Sinhá"

"O gato Malhado e a andorinha Sinhá", assim se chama a peça de teatro que a Biblioteca Municipal tem estado a apresentar aos alunos das escolas do nosso concelho. A peça, baseada na obra homónima do escritor brasileiro Jorge Amado, é apresentada pelo grupo "Teatroarado". Através de sombras chinesas, música e dramatização, o grupo apresenta-nos esta bonita história sobre um amor impossível entre uma andorinha e um gato.
Várias turmas do nosso agrupamento assistiram, ontem e hoje, ao espectáculo e gostaram muito. A história é divertida e foi "contada" de uma forma muito original e atractiva!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vamos ilustrar com Carla Antunes

No âmbito do seu projecto de Promoção do Livro e da Leitura, a Biblioteca Municipal, através do SABE, traz ao nosso concelho mais uma autora de livros infantis. Assim, nos dias 4, 5 e 6 de Maio, a ilustradora Carla Antunes estará na Biblioteca Municipal a dinamizar uma oficina de ilustração para os alunos do 1º ciclo.

"Carla Antunes diz que se tornou ilustradora porque não conseguiu ser fada. As suas ilustrações são de uma inocência cheia de ternura, de cores alegres e contornos redondos. Diz ter dois grandes sonhos: conhecer um Anjo e poder andar descalça nas nuvens. "

No dia 4 de Maio, na Biblioteca Municipal, duas turmas do 1º ciclo do nosso agrupamento, tiveram oportunidade de participar no encontro com a ilustradora.
Parecia magia! Com traços firmes e linhas arredondadas, a ilustradora fazia surgir lindas figuras: anjos, nuvens, borboletas, libelinhas, estrelas,.. Parecia tão simples! Então, seguindo as orientações da autora, as crianças e professores também fizeram lindos desenhos! No final, a ilustradora ofereceu às crianças o painel que tinha ilustrado.

Queres conhecer melhor esta autora e a sua obra? Então clica no link abaixo.
http://www.carlaantunes.com/index.htm

quarta-feira, 22 de abril de 2009

25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos

Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, Portugal viveu a ditadura. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.
Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país; acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional. (texto escrito por um aluno)


Consulta o livro "O tesouro" de Manuel António Pina, em formato digital, clicando:

http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=otesouro

Podes saber mais sobre o 25 de Abril, consultando o site:

http://web.educom.pt/pr1305/abril.htm

Vídeo sobre o 25 de Abril:

http://www.youtube.com/watch?v=ti8AsJZdbDU