A Biblioteca Escolar funciona na E.B.1 nº4 de Loulé que pertence ao Agrupamento Vertical de Escolas Padre João Coelho Cabanita.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
terça-feira, 12 de maio de 2009
Teatro "O gato Malhado e a andorinha Sinhá"
Várias turmas do nosso agrupamento assistiram, ontem e hoje, ao espectáculo e gostaram muito. A história é divertida e foi "contada" de uma forma muito original e atractiva!
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Vamos ilustrar com Carla Antunes
No âmbito do seu projecto de Promoção do Livro e da Leitura, a Biblioteca Municipal, através do SABE, traz ao nosso concelho mais uma autora de livros infantis. Assim, nos dias 4, 5 e 6 de Maio, a ilustradora Carla Antunes estará na Biblioteca Municipal a dinamizar uma oficina de ilustração para os alunos do 1º ciclo. "Carla Antunes diz que se tornou ilustradora porque não conseguiu ser fada. As suas ilustrações são de uma inocência cheia de ternura, de cores alegres e contornos redondos. Diz ter dois grandes sonhos: conhecer um Anjo e poder andar descalça nas nuvens. "
No dia 4 de Maio, na Biblioteca Municipal, duas turmas do 1º ciclo do nosso agrupamento, tiveram oportunidade de participar no encontro com a ilustradora.
Queres conhecer melhor esta autora e a sua obra? Então clica no link abaixo.
http://www.carlaantunes.com/index.htm
quarta-feira, 22 de abril de 2009
25 de Abril de 1974 - Revolução dos Cravos
Antes do dia 25 de Abril de 1974, o nosso país vivia mergulhado na tristeza e no medo. Durante mais de 40 anos, Portugal viveu a ditadura. Não havia democracia, não se realizavam eleições livres e ficavam sempre os mesmos a mandar. As pessoas não tinham liberdade para dizer o que pensavam sobre o governo. Havia a PIDE, uma polícia política que vigiava, prendia e torturava quem tivesse ideias contrárias às do governo.Com o 25 de Abril, mudou muita coisa no nosso país; acabou a ditadura e começou a democracia. O povo português passou a ter liberdade porque aconteceu uma revolução, a Revolução dos Cravos. O povo saiu à rua para comemorar a festa da Democracia, com os soldados que nos libertaram da Ditadura. Toda a gente se abraçava. Os soldados colocaram cravos nos canos das suas espingardas, simbolizando uma mudança pacífica de regime. Muitos distribuíam cravos vermelhos. As pessoas gritavam «O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO».Por este motivo, o dia 25 de Abril foi declarado «DIA DA LIBERDADE» e é feriado nacional. (texto escrito por um aluno)
Consulta o livro "O tesouro" de Manuel António Pina, em formato digital, clicando:
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=otesouro
Podes saber mais sobre o 25 de Abril, consultando o site:
http://web.educom.pt/pr1305/abril.htm
Vídeo sobre o 25 de Abril:
http://www.youtube.com/watch?v=ti8AsJZdbDU
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril.
A Biblioteca escolar, à semelhança de anos anteriores, está a realizar várias actividades, ao longo desta semana, para assinalar esta data, tais como:
- "Como se faz um livro" - apresentação em ppt;
- "Vem descobrir a tua biblioteca" - apresentação em ppt;
- Peddypaper na Biblioteca,
- Exposição de trabalhos.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Hora do Conto
No final, como actividade decorrente da história, as crianças construiram um fantoche do lobo, utilizando várias técnicas tais como dobragem, recorte, colagem e pintura.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Sessões de Informação sobre Pediculose
Tiveram lugar, na Biblioteca da EB1nº4 de Loulé, duas sessões informativas sobre Pediculose. Estas sessões foram desenvolvidas no âmbito do Programa de Saúde Escolar e foram dinamizadas por uma equipa formada pela enfermeira Emília Corral, supervisora da Escola Superior de Saúde de Faro e pelos estagiários de Ensino Clínico, André Correia e Cátia Matos. Participaram nas sessões quatro turmas do 1º ano de escolaridade, duas na parte da manhã e duas na parte da tarde. As actividades decorreram num ambiente muito animado e interactivo com todos os alunos a participar. Houve uma apresentação em powerpoint sobre o tema, jogos e até canções. No final foram distribuídos folhetos informativos a alunos e professores.