terça-feira, 10 de março de 2009

Semana da Leitura 2009


...e a Semana da Leitura continua! Pois é... foram tantas, tão interessantes e diversificadas as actividades que resolvemos prolongar o evento e assim transformámos a semana em Quinzena da Leitura. Na Biblioteca Escolar da EB1 nº4, esta semana, teremos actividades de intercâmbio entre turmas. Na semana anterior, as actividades que foram desenvolvidas na Biblioteca Escolar e nas várias salas de aula, foram mais dirigidas aos pais e familiares e abertas à colaboração dos mesmos.
As actividades têm decorrido de forma muito positiva e é de destacar a grande adesão dos pais e familiares, no 1ºciclo e pré-escolar, que participaram contando histórias, lendo poesia, apresentando livros, cantando, ... Foi bonito ver, ao longo desta última semana, os trabalhos desenvolvidos a partir das obras da PNL trabalhadas nas salas de aula. Notou-se bastante o empenho e o esforço que os docentes têm colocado na implementação e desenvolvimento do Plano Nacional de Leitura nas nossas salas de aula e o quanto esta iniciativa pode significar para o desenvolvimento da literacia e do gosto pela leitura e pela escrita. E a Semana da Leitura foi apenas uma pequena amostra daquilo que se tem feito.
Bem-hajam e continuação de bom trabalho!

Fotos das actividades


Fotos da participação dos pais e outros convidados

segunda-feira, 9 de março de 2009

Serão de Leitura na EB1 nº3 de Loulé

















A E.B1 nº3 de Loulé, no âmbito da Semana da Leitura, promoveu um "Chá de Letras". Foi um serão muito animado e diferente. A sala polivalente estava cheia. Muitas crianças acompanhadas pelos pais, avós, irmãos, ... os professores e as auxiliares também estavam presentes.Começámos por ouvir o Sr António Vieira Nunes, poeta popular, que nos apresentou as suas "Algarviadas", livro editado recentemente, que nos mostra de uma forma simples e descomprometida, as curiosas expressões e palavras do "falar algarvio". Seguiu-se depois, entre um saboroso biscoito e um trago de chá, a participação das crianças e dos pais que nos contaram histórias, leram poesia, ... Parabéns a todos os responsáveis e intervenientes na iniciativa.

quinta-feira, 5 de março de 2009

"Chá de Letras" na EB1 nº3

A EB1 nº3 vai realizar mais um Serão da Leitura. Assim, estão todos convidados para um delicioso "Chá de Letras" na 6ªfeira, pelas 21horas . Contamos com a sua presença!

"Descobrir um poema,
folhear um livro,
ouvir uma história ...
e nas entrelinhas
comer um biscoito
e beber um chá quente e aromático."

quarta-feira, 4 de março de 2009

Semana da Leitura

A Semana da Leitura está a decorrer e o lema é "Histórias tradicionais e muito mais".

As histórias andam à solta na nossa biblioteca!

A Branca de Neve e os anões, o Pinóquio, o Capuchinho Vermelho, o Lobo Mau, a Fada Sininho, a Tartaruga e a Lebre, ... saíram dos livros e andam de boca em boca...
São as crianças, os pais, os avós, os professores, ... todos contam, leêm e ouvem histórias.Também há poesia, dramatizações, música e danças. É assim a Semana da Leitura na Biblioteca escolar e nas nossas escolas.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Semana da Leitura 2009



A Semana da Leitura está de volta!
Um pouco por todas as escolas e Jardins de Infância do Agrupamento vão realizar-se actividades no âmbito da Semana da Leitura. À semelhança de anos anteriores, os pais e outros familiares foram convidados a participar apresentando um livro, contando uma história ou apenas a assistir às apresentações das crianças. Vai haver muitas histórias, poesia, exposição de trabalhos, dramatizações, música, ...

Este ano, a Biblioteca Municipal também participa na Semana da Leitura levando o Bibliomóvel e animando uma manhã ou uma tarde, nas escolas mais afastadas da Biblioteca escolar do Agrupamento. Assim, na 3ªfeira, dia 3 de Março, na parte da manhã, o Sabemóvel estará na EB1/J.I. de Clareanes e na 5ªfeira à tarde estará na EB1 de Areeiro. Vai haver muitos livros, muitas histórias e muita animação.

Programa da Semana da Leitura na EB1nº4 de Loulé

http://www.scribd.com/doc/12973086/Semana-da-Leitura-EB1-N4-Loule

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009


Este ano, o Carnaval na EB1 nº4 teve como tema A Reciclagem. Com diferentes materiais recicláveis, os pais criaram fatos e adereços muito imaginativos, coloridos e sobretudo muito ecológicos e económicos. O desfile foi espectacular! Muita cor, alegria e animação. No final do desfile, todos os alunos e familiares que vieram mascarados receberam uma faixa e um diploma de participação.A seguir ao desfile houve música, dança e jogos.
Parabéns a todos os professores, incluindo os das AEC (Actividades de Enriquecimento Curricular), alunos, familiares, funcionárias e todos os que colaboraram no evento. Bem hajam!


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

10 de Fevereiro - Dia Europeu da Internet Segura



Ao longo da semana de 9 a 13 de Fevereiro, a nossa Biblioteca escolar irá realizar algumas actividades para assinalar o Dia da Internet Segura, tais como:

  • Visionamento de uma apresentação em ppt sobre cuidados a ter na Net;
  • Consulta dos sites da Segurnet, Jovens Seguros on-line e blogue Dadus;

  • Distribuição de folhetos sobre Segurança na Net;

  • Inquéritos sobre os hábitos/atitudes dos alunos face à Internet.

Para mais informações e esclarecimentos sobre segurança na Net consulte o site http://www.seguranet.pt/

Guia Utilizador Da Internet