quinta-feira, 5 de março de 2009

"Chá de Letras" na EB1 nº3

A EB1 nº3 vai realizar mais um Serão da Leitura. Assim, estão todos convidados para um delicioso "Chá de Letras" na 6ªfeira, pelas 21horas . Contamos com a sua presença!

"Descobrir um poema,
folhear um livro,
ouvir uma história ...
e nas entrelinhas
comer um biscoito
e beber um chá quente e aromático."

quarta-feira, 4 de março de 2009

Semana da Leitura

A Semana da Leitura está a decorrer e o lema é "Histórias tradicionais e muito mais".

As histórias andam à solta na nossa biblioteca!

A Branca de Neve e os anões, o Pinóquio, o Capuchinho Vermelho, o Lobo Mau, a Fada Sininho, a Tartaruga e a Lebre, ... saíram dos livros e andam de boca em boca...
São as crianças, os pais, os avós, os professores, ... todos contam, leêm e ouvem histórias.Também há poesia, dramatizações, música e danças. É assim a Semana da Leitura na Biblioteca escolar e nas nossas escolas.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Semana da Leitura 2009



A Semana da Leitura está de volta!
Um pouco por todas as escolas e Jardins de Infância do Agrupamento vão realizar-se actividades no âmbito da Semana da Leitura. À semelhança de anos anteriores, os pais e outros familiares foram convidados a participar apresentando um livro, contando uma história ou apenas a assistir às apresentações das crianças. Vai haver muitas histórias, poesia, exposição de trabalhos, dramatizações, música, ...

Este ano, a Biblioteca Municipal também participa na Semana da Leitura levando o Bibliomóvel e animando uma manhã ou uma tarde, nas escolas mais afastadas da Biblioteca escolar do Agrupamento. Assim, na 3ªfeira, dia 3 de Março, na parte da manhã, o Sabemóvel estará na EB1/J.I. de Clareanes e na 5ªfeira à tarde estará na EB1 de Areeiro. Vai haver muitos livros, muitas histórias e muita animação.

Programa da Semana da Leitura na EB1nº4 de Loulé

http://www.scribd.com/doc/12973086/Semana-da-Leitura-EB1-N4-Loule

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009


Este ano, o Carnaval na EB1 nº4 teve como tema A Reciclagem. Com diferentes materiais recicláveis, os pais criaram fatos e adereços muito imaginativos, coloridos e sobretudo muito ecológicos e económicos. O desfile foi espectacular! Muita cor, alegria e animação. No final do desfile, todos os alunos e familiares que vieram mascarados receberam uma faixa e um diploma de participação.A seguir ao desfile houve música, dança e jogos.
Parabéns a todos os professores, incluindo os das AEC (Actividades de Enriquecimento Curricular), alunos, familiares, funcionárias e todos os que colaboraram no evento. Bem hajam!


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

10 de Fevereiro - Dia Europeu da Internet Segura



Ao longo da semana de 9 a 13 de Fevereiro, a nossa Biblioteca escolar irá realizar algumas actividades para assinalar o Dia da Internet Segura, tais como:

  • Visionamento de uma apresentação em ppt sobre cuidados a ter na Net;
  • Consulta dos sites da Segurnet, Jovens Seguros on-line e blogue Dadus;

  • Distribuição de folhetos sobre Segurança na Net;

  • Inquéritos sobre os hábitos/atitudes dos alunos face à Internet.

Para mais informações e esclarecimentos sobre segurança na Net consulte o site http://www.seguranet.pt/

Guia Utilizador Da Internet

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Sopalândia 2009

Teve lugar mais um evento no âmbito do Projecto Soplalândia, que já vai na sua 5º edição. O projecto engloba alunos e professores desde o Pré-escolar até ao Secundário e tem como objectivo promover o consumo da sopa e o exercício físico como factores importantes para uma alimentação e vida saudável. Este ano, os Agrupamentos Eng. Duarte Pacheco e D.Dinis de Quarteira aderiram à Sopalândia e juntaram-se ao Agrupamento P. João Coelho Cabanita e à Escola Secundária que iniciaram o projecto.
Na passada 2ª e 3ªfeira, no Pavilhão Municipal, houve a assinatura dos Contratos de Saúde entre padrinhos, alunos do secundário, 3º e 2º ciclos e os afilhados, alunos do 1ºciclo e do Pré-escolar. Além da assinatura dos contratos de saúde, houve jogos muito divertidos, todos com temas alusivos à sopa e à alimentação saudável. No final, depois de uma manhã muito bem passada, alunos e seus professores, puderam retemperar as suas forças com uma bela sopa que foi servida no Salão Paroquial.
À semelhança de anos anteriores, o evento teve o apoio e a colaboração da Câmara municipal e do Centro de Saúde, a quem deixamos o nosso muito obrigada, bem como a todos os que tornaram possível este evento, em especial, à organização.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

José Fanha na Biblioteca Escolar da EB1nº4

José Fanha, conhecido poeta e escritor, esteve, hoje, na Biblioteca Escolar da Eb1nº4 de Loulé. A visita do escritor teve lugar no âmbito do Programa de Promoção do Livro e da Leitura da Biblioteca Municipal e da Rede de Bibliotecas escolares do concelho.
Estiveram presentes no Encontro três turmas do 4ºano e suas professoras que se deliciaram com os poemas e as histórias que José Fanha nos apresentou. Durante uma hora, que passou a correr, todos ficámos "presos às palavras" do poeta. Os alunos declamaram uma poesia de José Fanha e apresentaram quadras e poemas que criaram.
Obrigada José Fanha pelos deliciosos momentos de poesia que nos proporcionou.