sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Cartões de Natal do PNL


Este ano, o Plano Nacional de Leitura, com a parceria generosa do CITI – Universidade Nova, preparou mensagens de Boas Festas dirigidas a:

Meninos e meninas:
Jovens e Adultos (pais) :



A equipa do PNL, através da sua comissária, Isabel Alçada, envia os melhores cumprimentos, desejando que no Ano de 2009 os livros e a leitura ganhem cada vez mais presença nas escolas.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Natal Ecológico



O Centro Escolar EB1/JI de Loulé nº4 tem o prazer de partilhar convosco esta quadra natalícia, convidando todos os alunos, professores, educadores e restante comunidade educativa a visitarem o nosso Presépio Tradicional Algarvio e a nossa Árvore de Natal construídos com materiais naturais e recicláveis.
Contamos com a vossa visita e deixamos os nossos votos de um Feliz Natal.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Apoio ao Desenvolvimento Curricular



A professora Telma Guerreiro esteve na Biblioteca escolar a dar uma aula sobre História de Portugal. Os alunos assistiram a uma apresentação em powerpoint e participaram de forma bastante entusiasta. Na sequência desta actividade, os alunos irão participar numa sessão de escrita criativa intitulada "Quem me dera ser rei".

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Formação de Utilizadores - Iniciação ao Word

No âmbito da colaboração da Biblioteca Escolar com a formação PNEP do 1ºciclo (Programa Nacional de Ensino do Português) e dando continuidade ao nosso projecto que visa a Formação de Utilizadores e o desenvolvimento de competências na área das TIC, criámos uma pequena apresentação em Powerpoint para iniciação ao programa Word.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Programa "Eco-escolas"


O nosso agrupamento, tal como já vinha acontecendo em anos anteriores, aderiu ao "Programa Eco-escolas".
O Eco-escolas é um programa internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola no âmbito da Eucação Ambiental.
O projecto está já a "mexer" e neste momento, destaca-se o Natal ecológico. Muitas turmas do 1ºciclo e pré-escolar estão já a fazer decorações de Natal utilizando apenas materiais como papel de embrulho, revistas, jornais, caixas de papelão, garrafas de plástico, embalagens de leite, ... tudo materiais que iriam para o lixo e estão asssim, a ser reutilizados.
A Biblioteca escolar também participa nesta iniciativa e lançou um concurso de "Cartões de Natal ecológicos"; como actividades decorrentes da Hora do Conto, serão realizados enfeites para decorar a árvore de Natal.
A tónica é "Vamos ter um Natal mais ecológico"
Mais informações sobre este projecto podem ser consultadas no espaço Moodle do nosso agrupamento.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Concurso "Cartões de Natal"

O Natal está a chegar! À semelhança do ano anterior, a Biblioteca Escolar promove um concurso de "Cartões de Natal".
Este ano, os trabalhos deverão ser feitos com materiais reciclados. Vamos fazer um Natal mais ecológico e assim ajudamos a proteger o nosso Planeta.
Faz um bonito Cartão de Natal e concorre!
Não te esqueças que o cartão, além de desenhos de Natal, deve conter uma bonita mensagem. Pode ser em prosa ou poesia.

Podes consultar o Regulamento do concurso na Biblioteca Escolar.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Programa de Saúde Oral

No âmbito do Programa Saúde Oral, o Dr Pedro Silva, higienista do Centro de Saúde de Loulé, tem vindo a desenvolver um conjunto de acções de sensibilização e informação junto das escolas do 1º ciclo e Jardins de infância do nosso Agrupamento. Têm sido desenvolvidas várias sessões de informação junto dos alunos e dos Encarregados de Educação.
Hoje, na E.B.1 nº4, tiveram lugar mais algumas sessões em que os alunos tiveram oportunidade de assistir ao filme de desenhos animados “Dr Dentolas” sobre doenças orais e cuidados a ter para as evitar. No final do filme os alunos colocaram dúvidas e dialogaram com o higienista oral que fez mais alguns esclarecimentos e ensinou como fazer uma correcta escovagem dos dentes.