quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Programa "Eco-escolas"


O nosso agrupamento, tal como já vinha acontecendo em anos anteriores, aderiu ao "Programa Eco-escolas".
O Eco-escolas é um programa internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola no âmbito da Eucação Ambiental.
O projecto está já a "mexer" e neste momento, destaca-se o Natal ecológico. Muitas turmas do 1ºciclo e pré-escolar estão já a fazer decorações de Natal utilizando apenas materiais como papel de embrulho, revistas, jornais, caixas de papelão, garrafas de plástico, embalagens de leite, ... tudo materiais que iriam para o lixo e estão asssim, a ser reutilizados.
A Biblioteca escolar também participa nesta iniciativa e lançou um concurso de "Cartões de Natal ecológicos"; como actividades decorrentes da Hora do Conto, serão realizados enfeites para decorar a árvore de Natal.
A tónica é "Vamos ter um Natal mais ecológico"
Mais informações sobre este projecto podem ser consultadas no espaço Moodle do nosso agrupamento.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Concurso "Cartões de Natal"

O Natal está a chegar! À semelhança do ano anterior, a Biblioteca Escolar promove um concurso de "Cartões de Natal".
Este ano, os trabalhos deverão ser feitos com materiais reciclados. Vamos fazer um Natal mais ecológico e assim ajudamos a proteger o nosso Planeta.
Faz um bonito Cartão de Natal e concorre!
Não te esqueças que o cartão, além de desenhos de Natal, deve conter uma bonita mensagem. Pode ser em prosa ou poesia.

Podes consultar o Regulamento do concurso na Biblioteca Escolar.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Programa de Saúde Oral

No âmbito do Programa Saúde Oral, o Dr Pedro Silva, higienista do Centro de Saúde de Loulé, tem vindo a desenvolver um conjunto de acções de sensibilização e informação junto das escolas do 1º ciclo e Jardins de infância do nosso Agrupamento. Têm sido desenvolvidas várias sessões de informação junto dos alunos e dos Encarregados de Educação.
Hoje, na E.B.1 nº4, tiveram lugar mais algumas sessões em que os alunos tiveram oportunidade de assistir ao filme de desenhos animados “Dr Dentolas” sobre doenças orais e cuidados a ter para as evitar. No final do filme os alunos colocaram dúvidas e dialogaram com o higienista oral que fez mais alguns esclarecimentos e ensinou como fazer uma correcta escovagem dos dentes.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Festa de S.Martinho


Comemorámos o S.Martinho com muita animação, música e jogos tradicionais. As castanhas assadas também não podiam faltar.
As actividades foram organizadas e dinamizadas pelas professoras titulares de turma em colaboração com os docentes das AECs (Actividades de Enriquecimento Curricular).






sexta-feira, 7 de novembro de 2008

EB1 de Poço Novo visita a Biblioteca Escolar



Os alunos da EB1 de Poço Novo estiveram hoje na Biblioteca Escolar para participar na Hora do Conto. Foi apresentada a história "Os músicos de Bremen" com um teatrinho de fantoches. Depois da apresentação do conto, os alunos tiveram oportunidade de manusear os fantoches e dramatizar algumas partes da história. No final, as crianças realizaram actividades de expressão plástica alusivas à história e resultaram trabalhos muito coloridos e bonitos.


terça-feira, 4 de novembro de 2008

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Professores criam blogues das suas turmas


Os professores envolvidos na formação PNEP, Programa de Ensino do Português, aprenderam a construir as suas apresentações electrónicas, a criar blogues para as suas turmas ou a explorar programas como o Paint ou o Hot Potatoes. Esta acção constitui, para muitos, uma iniciação às literacias tecnológicas e como tal requer um apoio individualizado e uma atenção dedicada, para manter a motivação e o incentivo necessários à consecução dos objectivos propostos.
Assim, no âmbito desta formação, vários professores criaram blogues das suas turmas. Convidamos a uma visitinha a esses blogues como uma forma interessante de se inteirarem das iniciativas, eventos, projectos e actividades que se vão desenvolvendo nas nossas escolas.
Blogue da turma da Prof. Maria Silva (EB1 nº3)
Blogue da turma da Prof. Mónica Luís (EB1 nº2)
Blogue da turma da Prof. Adérita Tomás (EB1 nº3)
http://atrevidos-2-escola3loule.blogspot.com/
Blogue da turma da Prof. Fernanda Guerreiro (EB1 nº3)
http://escola3louleturma2tarde.blogspot.com/