A Biblioteca Escolar funciona na E.B.1 nº4 de Loulé que pertence ao Agrupamento Vertical de Escolas Padre João Coelho Cabanita.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Escola Segura e Prevenção Rodoviária
Atelier de Expressão Dramática - Os Sinais de Pontuação
domingo, 26 de outubro de 2008
PNEP - Programa Nacional de Ensino do Português


Este ano, o nosso Agrupamento de Escolas está a beneficiar do PNEP, um programa criado pelo Ministério da Educação que pretende actualizar e aprofundar os conhecimentos científicos e metodológicos dos professores, no que respeita ao ensino da Língua Materna no 1.º ciclo.
A sua finalidade central é proporcionar a reflexão sobre as práticas de cada docente e o aprofundamento de conhecimentos à luz dos resultados da investigação sobre o desenvolvimento linguístico da criança e sobre as aprendizagens da língua neste ciclo escolar.
Os princípios orientadores da formação ancoram no Currículo Nacional do Ensino Básico, particularmente no desenvolvimento das competências específicas referentes ao ensino da língua nos seus modos oral e escrito. No entanto, considerou-se pertinente contemplar, nesta acção, o uso da tecnologia ao serviço da aprendizagem da língua, em virtude das potencialidades que a mesma encerra.
Assim, um dos domínios da formação envolve a utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua por adultos e por crianças, onde se incluem dimensões como a criação de dispositivos tecnológicos e comunicativos (páginas pedagógicas ou blogues); a exploração dos recursos da rede ou a produção de materiais em formato electrónico.
Neste sentido, os professores envolvidos no programa começaram por se familiarizar com a plataforma Moodle, um dos recursos da formação, aprenderam a construir as suas apresentações electrónicas, a criar blogues para as suas turmas ou a explorar programas como o Paint ou o Hot Potatoes. Esta acção constitui, para muitos, uma iniciação tecnológica, que requer um apoio individualizado e uma atenção dedicada, para manter a motivação e o incentivo necessários à consecução dos objectivos propostos.
É neste âmbito que queremos referir o trabalho colaborativo que encetámos com a Coordenadora da Biblioteca Escolar da EB1 nº 4 que, no domínio do desenvolvimento das literacias da informação e da comunicação, se disponibilizou para colaborar nesta temática, apoiando os professores formandos nas suas criações tecnológicas e na preparação dos espaços e dos materiais inerentes à utilização das TIC em contexto escolar. Pela colaboração e disponibilidade reveladas, queremos expressar o nosso agradecimento.
A formadora residente
Lirolinda Viegas
24.10.2008
sábado, 11 de outubro de 2008
Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
No dia 10 de Outubro, pelas 18 horas, teve lugar, na Biblioteca Municipal de Loulé, uma Festa para comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
A sala estava cheia! Muitos alunos, pais e outros familiares, professores, ... A Dra Filomena Branco e o Dr. Paulo Izidoro, da Direcção Regional de Educação, também nos honraram com a sua presença.
O evento teve início com o discurso de abertura do Prof. João Lopes; seguiram-se depois as participações das diferentes escolas que apresentaram actividades desenvolvidas pelos alunos no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Estiveram representadas as bibliotecas escolares dos agrupamentos: Padre João Coelho Cabanita, Eng. Duarte Pacheco e E.B.I. de Salir. Houve música, histórias, poesia, dramatizações, exposição de marcadores de livro... e no final um "beberete" oferecido pela Biblioteca Municipal.
A exposição de marcadores de livros estava muito bonita e original.
A Biblioteca Escolar da E.B.1 nº4 esteve representada pelas turmas das professoras Telma Guerreiro e Conceição Leite. A turma da prof. Telma apresentou a dramatização da fábula "O leão e o Rato"; por sua vez, a turma da prof. Conceição Leite apresentou o "Sr Plano e a D.Leitura", uma divertida "desgarrada" de versos alusivos ao Plano Nacional de Leitura. A E.B.2.3 Padre Cabanita apresentou um momento de poesia com a declamação de poemas da autoria da escritora Idália Farinho Custódio.
"O leão e o Rato" - E.B.1 nº4 de Loulé
"O Sr Plano e a D.Leitura" - E.B.1 nº4 de Loulé
Letra de "Sr Plano e D.Leitura" http://www.scribd.com/doc/6499550/Srplano-e-Dleitura
Vídeo da apresentação "Sr Plano e D.Leitura" http://br.youtube.com/watch?v=-LsyJDS0KOY
Declamação de poesia - E.B.2,3 Padre João Coelho Cabanita
Outras fotos do evento
Hora do Conto na nossa Biblioteca
Esta sexta-feira, dia 10, esteve cá a Prof. Augusta Mendes com a sua turma (2º e 3ºanos) e assistiram à história "Os músicos de Bremen" que foi apresentada com fantoches. No final os alunos também quiseram fazer dramatizações com os nossos fantoches.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Passatempo "Adivinha da Semana"
Podem participar individualmente ou por turma, enviando a resposta para o endereço de e-mail da BE: bibloule4@mail.com
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
As TIC e a Biblioteca Escolar
- Consulta e visionamento do blogue da BE e das suas turmas;
- Consulta e envio de e-mails (correspondência entre turmas/escolas);
- Jogos interactivos alusivos aos temas em estudo;
- Visionamento de apresentações sobre matérias/temas desenvolvidos na aula como Outono, o corpo humano, prevenção de incêndios, ...
Muitas destas actividades são feitas em grande grupo, na Biblioteca Escolar, com recurso ao uso do vídeo-projector, no entanto, muitos professores já utilizam também na sua sala de aula este recurso.A formação no âmbito do PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português), cuja formadora é a professora Lirolinda Viegas, tem contribuido de forma bastante significativa para o incremento e desenvolvimento da utilização das novas tecnologias nas práticas educativas.