sexta-feira, 31 de março de 2017

Semana da Leitura 2017

Esta manhã, a professora Francisca Martins e a Professora Carla Marques festejaram a Semana da Leitura com a presença de alunos e familiares. Começaram por contar a história: «A toupeira que queria saber quem lhe tinha fizera aquilo na cabeça», foi tão hilariante que todos os presentes soltaram alegres gargalhadas. Em seguida algumas mães contaram histórias. Cada uma à sua maneira, conseguiram cativar-nos! Foi um início de dia fantástico, num ambiente em que todos estivemos descontraidamente a desfrutar das histórias contadas, ou lidas que aqui foram apresentadas, mais parecia um workshop de contadores de histórias. Adorámos! Agradecemos a todos os presentes pela disponibilidade para participarem na Semana da leitura, na BE nº4 de Loulé.

 


Semana da Leitura 2017


 

A professora Isabel Marum preparou uma atividade muito interessante, com os seus alunos no âmbito do tema: «O Prazer de Ler». Começou por falar um bocadinho sobre a importância da leitura, a que se seguiu a apresentação de alguns títulos trabalhados ao longo da vida escolar dos seus alunos. Alguns alunos voluntariaram-se para apresentar o seu livro preferido. Seguidamente, cantaram a canção «Um livro é um amigo», que primeiramente foi cantarolada e postariormente foi apresentada em forma de rap, com direito a «deb» e tudo. A professora Mónica Santos optou por converter a narrativa de «Trincas, o monstro dos livros» num longo poema que apresenta a história de uma maneira divertida e em que todos os alunos foram envolvidos. Foi uma manhã muito engraçadas com a presença de alguns pais, que responderam ao «chamamento».


Semana da Leitura 2017 - Afonso Dias



Afonso Dias esteve na Biblioteca Escolar nº 4 de Loulé, tendo realizado 5 sessões com todos os alunos deste centro escolar. Desde o pré-escolar ao 4º ano, todas as crianças e docentes tiveram a possibilidade de ouvir este artista. O tema foi: «Ensinar aos Crescidos os Direitos das Crianças», este foi subtilmente abordado ao longo do dia. Os alunos apreciaram bastante as canções ouvidas no timbre característico de Afonso Dias. Os mais pequenos gostaram bastante, procurando no final cumprimentar este músico.

domingo, 26 de março de 2017

Dia da Árvore no Edifício 2 da Escola B. Nº4



No passado dia 21 de Março, ocorreu na Escola Básica n.º 4, edifício 2, do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, uma iniciativa inserida na comemoração do Dia Mundial da Árvore, que teve como objetivo envolver a comunidade escolar na plantação de duas árvores. Foram plantadas, pelos alunos, um limoeiro e uma amendoeira.É difícil descrever a excitação e a vontade de participar na iniciativa, que todas as crianças demonstraram.O Sr. Ângelo Miguel Tomás agradece em seu nome e certamente em nome de todas as crianças, professores e assistentes que participaram na iniciativa, a colaboração prestada pela Câmara Municipal de Loulé, nas pessoas do Eng.º Pedro Ventura e Eng.ª Tomasia Apolo, desde o serem retirados os restos de árvores antigas dos locais de plantação das novas, até ao fornecimento das novas árvores. Esta colaboração atempada foi essencial para o sucesso da iniciativa.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Encontro com o escritor: Alexandre Parafita




Ontem, dia 9 de março de 2017 tivemos o privilégio de receber na Biblioteca Escolar nº 4 de Loulé o escritor Alexandre Parafita. 
A sessão teve início com a apresentação de alguns trabalhos dos alunos. O autor dialogou com os presentes, mostrando abertura às questões dos jovens leitores. Apoiando-se nos interesses dos alunos, este falou da sua infância, do tempo que atualmente passa a recolher histórias, junto dos mais velhos e do universo de algumas das suas histórias infantis. Os alunos participaram ativamente, cumprindo as regras de comportamento estabelecidas. Foi muito bom ter entre nós este escritor. Agradecemos à Câmara Municipal de Loulé, muito bem representada pela Dra Ana Viegas. 
  

quinta-feira, 2 de março de 2017

Alexandre Parafita - 9 de março


A Câmara Municipal de Loulé, através da Biblioteca Municipal de Loulé proporcionará na semana de 6 a 10 de março a permanência do escritor Alexandre Parafita, nalgumas bibliotecas escolares do concelho de Loulé. Alguns alunos terão assim a possibilidade de conhecer pessoalmente, um escritor com uma longa carreira na escrita de livros infantis.
Os alunos poderão adquirir um dos três títulos apresentados em cartaz a um preço especial e participar na sessão de autógrafos.
Infelizmente, nem todos os alunos poderão estar presentes nas sessões por uma questão de espaço e equidade entre escolas, mas futuramente ainda  poderão vir a ter a mesma oportunidade!